25/09/14 | 16:16
Pedagogos participam de segundo encontro de formação com a editora Positivo

Pedagogos das 125 escolas da rede municipal de educação que integram o Sistema de Ensino Aprende Brasil, da editora Positivo, participaram nesta quinta-feira, 25, do 2º Encontro de Pedagogos, que ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), no bairro Parque Dez, zona Centro-Sul.

A coordenadora pedagógica da Positivo, Luana Wunsch, explicou que este foi o segundo de cinco encontros que estão programados com os pedagogos. Os eventos têm como proposta o esclarecimento da função do pedagogo na escola, além de servir como meio de troca de informações entre os profissionais da área.

“O curso se chama “Memórias Pedagógicas” e tem o total de cinco encontros. A cada conversa com os pedagogos é trabalhado um tema. Neste é ‘Ser, estar, permanecer, ficar, continuar: verbos de ligação com a profissão’. Nele são passadas experiências profissionais, destacadas formas de como lidar com as dificuldades, a função do pedagogo na escola e agora estamos acrescentando um item a mais no papel dele, que é o de formador de professor”, explicou.

Atuando apenas há três meses como pedagoga da Semed, Kelly Rocha, que trabalha na Escola Municipal São Sebastião, destacou a importância do encontro para a troca de experiências. “Estou aprendendo muitas coisas. Essa é minha primeira experiência como pedagoga e é muito importante (a formação) para eu entender o que um pedagogo mais experiente já passou. Essa troca de experiências é ótima”.

Para o pedagogo Alessandro Vieira, da Escola Municipal Antônio Matias Fernandes, o encontro ajuda a preparar melhor o profissional da pedagogia para o dia a dia das escolas. “É um ciclo de aprendizagem muito bom para elevar o nosso conhecimento. Nós, como pedagogos, devemos estar preparados para todas as situações na escola. Devemos focar no trabalho pedagógico sem deixar de atender outras necessidades da unidade de ensino”, ressaltou.

O curso foi ministrado pela coordenadora pedagógica da editora Positivo, Valéria Brasil. Cerca de 150 pedagogos participaram do encontro durante a manhã e a tarde desta quinta-feira, 25.

Texto e fotos: João Pedro Figueiredo

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054