18/03/15 | 16:08
Pedagogos da Semed participam de formação para melhoria da alfabetização

Aproximadamente 100 pedagogos da Secretaria Municipal de Ensino (Semed) participam, até esta quinta-feira, 19, da formação do bloco pedagógico do módulo “Alfabetização Matemática”. O encontro dos educadores começou nesta quarta-feira, 18, e acontece em tempo integral, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM).

O bloco pedagógico faz parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), uma orientação do Ministério da Educação (MEC) que visa assegurar a alfabetização e letramento dos alunos de 6 a 8 anos que cursam o 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.

A formação dos pedagogos ocorre em oito campos da matemática, como organização do trabalho pedagógico, quantificação, registros e agrupamentos, construção de sistema de numeração decimal, operações na resolução de problemas, entre outros assuntos do tema global.

Segundo a assessora pedagógica da DDPM da Semed, Joanildes Cerqueira Sousa, os professores do bloco pedagógico já estão fazendo um curso sobre matemática. Ela disse, ainda, que foi preciso os pedagogos passarem pela formação para adquirir mais conhecimento do bloco pedagógico em sua escola.

“Para o pedagogo é fundamental esse conhecimento, porque ele tem a função de acompanhar as atividades do professor e acompanhar todo processo pedagógico dentro da escola. O que torna imprescindível o domínio do assunto”, contou.

Com cerca de 175 alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, inseridos no bloco pedagógico, a pedagoga Lenise Lemos Mar, da Escola Municipal Marly Garganta, bairro Terra Nova 2, foi uma das participantes da formação. Segundo ela, o evento é importante para saber como funciona o material em prol do processo de ensino e aprendizagem. “Essa formação é importante para que conheçamos mais a fundo e para que possamos dar um auxílio maior no trabalho pedagógico”, salientou.

Outro pedagogo que considerou proveitosa a formação de alfabetização matemática foi Hildemar Farias de Oliveira, da Escola Municipal Maria Lira Pereira, localizada em Petrópolis. O educador diz que as informações serão importantes para o trabalho em conjunto com professor. “Acho interessante esse curso, que começou ano passado com língua portuguesa e agora com matemática. Percebo a importância do Pnaic no assunto, porque traz uma melhoria para o bom andamento em sala de aula”, concluiu.

A formação conta com seis formadores do DDPM, sendo também orientadores do Pnaic com especialização pelo Ministério da Educação (MEC).

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos

 

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