25/09/12 | 16:11
PCE realiza I Puxirum

O Programa Ciência na Escola realiza no próximo dia 26 de setembro o I Puxirum PCE que pretende formar cerca de 500 professores das redes públicas estaduais e municipais de Manaus, incentivando-os a participar do programa, uma vez que o mesmo está com edital aberto e pode ser conferido na página oficinal da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Puxirum é de origem Tupi e significa mutirão, trabalho coletivo de um dia só. O I Puxirum acontecerá no Instituto de Educação do Amazonas – IEA, onde será feita uma apresentação para os professores interessados em concorrer ao edital, seguido da Oficina de Elaboração de Projetos Científicos Escolares, que será ministrada simultaneamente em 10 salas de aula, com capacidade para até 50 pessoas cada.

A oficina trabalha os principais pontos do edital, explicando passo a passo como elaborar um projeto científico, auxiliando assim os professores que ainda tem dúvidas e querem submeter suas propostas.

O Programa Ciência na Escola é uma iniciativa do Governo do Estado do Amazonas via FAPEAM, que incentiva a produção científica nas escolas públicas de todo o estado. Preparando-os para uma vida acadêmica de sucesso.

O PCE está chegando a sua sétima edição com a meta de receber mais de 500 projetos inscritos, uma vez que são apenas 320 vagas divididas entre interior e capital. Vale ressaltar que os projetos aprovados recebem um incentivo de r$ 4.840 para desenvolverem suas pesquisas em um período de seis meses, auxiliando também alunos e professores com bolsas.

O programa é considerado pioneiro e inovador, servindo de base para outros estados e países  como Minas Gerais e Portugal, onde programas semelhantes foram implantados aos moldes do PCE.

Mais do que simplesmente falar de ciência, o principal objetivo do programa é viver a prática das pesquisas, levando os jovens pesquisadores ao mundo da iniciação científica, ampliando a visão desses estudantes, criando expectativas de que é possível melhorar e eles são o caminho para isso. Lembrando que o nível de pesquisas já no ensino básico tem crescido consideravelmente desde a implantação do programa.

 

Núcleo de Comunicação
Programa Ciencia na Escola – PCE Amazonas
55 (92) 3643-1861/9188-8030
Twitter: Ciencia_escola
Facebook:Pce Fapeam