20/03/13 | 14:47
Pauderney Avelino participa da abertura do II Fórum Estadual do Amazonas da UNDIME

O Secretário Municipal de Educação (Semed), Pauderney Avelino, participou na manhã desta quarta-feira, 20, da abertura do II Fórum Estadual do Amazonas da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação). O evento ocorre entre os dias 20 e 21 de março, no auditório da Secretaria do Estado da Educação do Amazonas (Seduc), bairro Japiim, Zona Centro-Sul da cidade.

Na oportunidade, o titular da Semed, destacou a importância do evento, que visa encontrar soluções para os problemas na educação destacando o trabalho que vem sendo realizado pela UNDIME no estado.

“Todas as secretarias municipais tem uma missão árdua e difícil, cujo foco é crianças e jovens na realização de um ensino de qualidade. É uma ação participativa em que todos estão envolvidos na área educacional”. Pauderney aproveitou para destacar o trabalho desenvolvido em sua administração em pouco tempo, já com resultados positivos.

“Temos 491 escolas municipais e mais 18 unidades em construção. É uma estrutura muito grande. Fui a Brasília no início desta semana, e conversei com representantes da UNESCO para buscar uma ajuda na melhoria da educação no munícipio. Temos a preocupação com a valorização dos professores que é importante na rede. Tenho visitado alunos e educadores para saber de perto sobre a situação nas escolas. Nós iniciamos neste ano algo inovador na rede, que é o café da manhã até a janta para os alunos que estudam nas escolas”, finalizou.

Segundo Pauderney, seu trabalho é também difícil e árduo na rede municipal de ensino, com a implantação de programas e projetos no processo de ensino aprendizagem. “Nosso trabalho é muito grande em todos os sentidos. Nós verificamos que 43% dos alunos da rede estão abaixo do peso, enquanto 9% acusaram obesidade. É algo que estamos verificando para solucionar essa questão”, concluiu.

Há 16 anos atuando na UNDIME/AM, na função de secretária executiva, Silleti Lira, aproveitou para agradecer a ajuda e colaboração da Semed durante esse tempo. “A Semed sempre foi a maior parceira da UNDIME no estado, onde tudo começou por uma iniciativa na época, da então secretária de educação, Vera Lúcia Edwards. Nesse tempo a secretaria tem dado uma contribuição muito grande para esse encontro, inclusive a nossa sede é dentro de um espaço cedido pela Semed”, disse.

A solenidade de abertura do 2º Fórum Estadual do Amazonas da UNDIME contou com a presença do Secretário do Estado da Educação do Amazonas, Rossieli Soares da Silva, Coordenadora Interina da Plataforma Amazônia da UNICEF, Elaine Almeida, presidente do Conselho Municipal de Educação, Elaine Ramos Silva, entre outros representantes.