16/09/14 | 17:07
Parceria entre Semed e Semsa beneficia 200 pessoas com carreta odontológica

Nesta terça-feira, 16, a Unidade Móvel de Saúde Odontológica do Programa Saúde Manaus Itinerante, resultado da parceria das Secretarias Municipais de Educação (Semed) e Saúde (Semsa), completa uma semana de serviços de saúde, tendo atendido 200 pessoas.

Os serviços de saúde ocorrem até esta sexta-feira, 19, em tempo integral, em frente à Oca do Conhecimento Ambiental da Semed, localizada na Travessa B5, na Comunidade Cidade do Leste, bairro Grande Vitória, zona Leste.

A expectativa é atender um total de 450 pessoas até o final da programação da carreta odontológica da Semsa, entre os alunos da Oca do Conhecimento, pais e a comunidade em geral.

O secretário da Semed, Humberto Michiles, fez uma visita às dependências da Oca do Conhecimento e acompanhou de perto o trabalho realizado pela carreta na zona Leste da cidade.

“Essa carreta odontológica, que realiza um trabalho curativo, mas também preventivo com orientação, aplicação de flúor, entre outras coisas, é fundamental nos serviços realizados pelas duas secretarias e Prefeitura de Manaus”, comentou.

A coordenadora geral das Ocas do Conhecimento Ambiental, Gina Gama, ressaltou o trabalho realizado pela secretaria com os alunos e com a comunidade em geral, que residem nas proximidades da Oca, e destacou a importância da parceria entre as secretarias municipais.

“As pessoas daqui têm problema para se deslocar até os postos, porém, hoje estão aqui com uma carreta bem perto de suas casas, fazendo um atendimento muito útil nessa área odontológica”, salientou.

Aluna da Oca do Conhecimento, Dayane dos Santos Araújo, 13, moradora do bairro Grande Vitória, aproveitou os serviços para fazer limpeza e remoção de tártaros. Segundo a jovem, essa foi uma oportunidade que ela não poderia perder.

“Essa carreta faz um serviço excelente, porque ajuda as pessoas que precisam cuidar de seus dentes. Espero que continue e todos possam aproveitar o atendimento bem perto de casa”, finalizou.

A carreta odontológica atende as pessoas em serviços básicos, mas também conscientiza e informa a comunidade sobre como cuidar e tratar a saúde bucal.

Ocas do Conhecimento

As Ocas são espaços informais de educação construídos por infratores ambientais por determinação da Vara Especializada do Meio Ambiente e de Questões Agrárias (Vemaqa), do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

Atualmente, há três Ocas do Conhecimento na capital: uma na comunidade Cidade do Leste, no bairro Grande Vitória, construída em 2005; outra no Nova Cidade, na zona Norte, construída em 2006; e a terceira está localizada na comunidade Bela Vista, no bairro Puraquequara, zona Leste, construída em 2013.

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054