16/12/14 | 8:32
Parceria entre Prefeitura e Eletrobrás Amazonas Energia pretende diminuir consumo de energia elétrica em escolas municipais

A partir de janeiro de 2015, 13 escolas da rede municipal de ensino devem receber um projeto piloto com base na eficiência energética, que tem como objetivo diminuir o consumo de energia elétrica nas escolas e levar conscientização de sustentabilidade para os moradores vizinhos às unidades de ensino. Os trâmites para a realização do projeto estão em fase final e fazem parte de uma parceria entre a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com a Eletrobrás Amazonas Energia.

De acordo com a gerente de projetos da Semed, Cristiane Aguiar, que participou de uma reunião com representantes da concessionária de energia, no final da tarde desta segunda-feira, 15, na sede da empresa, o projeto piloto contempla 13 escolas que devem receber a troca de ar condicionado de janela por split, além da troca de lâmpadas comuns por lâmpadas de led.

“O objetivo é diminuir o consumo de energia nas escolas e que os alunos levem esse nível de sustentabilidade para casa, para que também haja essa redução de consumo. Serão retirados os condicionadores de ar ditos de janela, que serão substituídos por splits, além das lâmpadas de led que devem contribuir para a redução de consumo. A expectativa é que o projeto dê certo e que se estenda para toda a rede municipal de ensino”, informou.

A previsão é que a parceria seja assinada em janeiro e que os trabalhos de instalação dos aparelhos comecem de imediato após a assinatura. Ao todo, serão substituídos 449 condicionadores de ar, 4.682 lâmpadas de led e 2.241 reatores. O investimento da Eletrobrás Amazonas Energia gira em torno de R$ 1,5 milhão. Serão feitas medições do consumo de energia antes, durante e depois da implantação do projeto para comprovar a redução do consumo de energia, destacando a importância da conscientização de todos que frequentam a escola.

As 13 escolas municipais contempladas com o projeto piloto são: André Vidal de Araújo; Professor Érico Pereira de Souza; Nova Vida; Leonor Uchoa de Amorim; Doutor Olavo Neves; Jornalista Sabá Raposo; Professora Marly Garganta; Lírio do Vale; Waldir Garcia; Professor Moisés de França Viana; Professor Thermistocles Gadelha; Helena Augusta Waltcott e Professor Agenor Ferreira Lima.

 

TEXTO: João Pedro Figueiredo

FOTOS: Cleomir Santos 

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054/ 98842-1188