27/05/15 | 13:28
Parceria desenvolverá ações para a segurança no entorno de escolas municipais e UBSs

Ações para ampliar a segurança no entorno das escolas municipais e das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) começarão a ser trabalhadas em parceria pelas secretarias municipais de Educação (Semed), de Saúde (Semsa) e de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Na segunda quinzena de junho, acontecerá uma reunião entre gestores de escolas das zonas Norte e Leste de Manaus e comandantes de policiamento destas áreas.

A proposta surgiu durante reunião, no final da tarde desta terça-feira, 26, entre a secretária da Semed, Kátia Schweickardt, o secretário da Semsa, Homero de Miranda Leão, e o secretário da SSP-AM, Sérgio Fontes.

Kátia Schweickardt apresentou um mapa contendo as áreas e uma lista de 20 escolas municipais, na zona Leste, que têm sido alvo de vandalismo e furto. Todo material foi entregue a Sérgio Fontes, que destacou que a segurança daquela zona ganhará reforço com a entrega de 200 novas viaturas já no dia 10 de junho.

Previamente, os secretários já agendaram uma próxima reunião, para a segunda quinzena de junho, que contará com a presença de gestores, técnicos das secretarias, representantes do Centro de Operações de Segurança Escolar (Cose) e comandantes responsáveis pela segurança nas zonas Norte e Leste da cidade.

“Foi uma reunião para expormos as nossas principais dificuldades, quais as zonas mais críticas, onde o entorno das nossas escolas é mais ameaçado. Nós mapeamos 20 escolas na zona Leste que são muito pressionadas, onde os professores e a comunidade acadêmica têm uma sensação de insegurança, o que dificulta a nossa gestão pedagógica, por temos dificuldades em fixar o quadro de pessoal nas escolas, de desenvolver o nosso trabalho com a segurança. O secretário Fontes nos garantiu que a zona Leste, já a partir do próximo mês, estará coberta com 200 novas viaturas e que a zona Norte já recebeu 180 novas unidades móveis, em maio, para tentar coibir essas ocorrências”, destacou a secretária da Semed.
De acordo com o secretário da SSP-AM, que sugeriu a reunião com os gestores escolares, a integração entre as secretariais municipais e estaduais é positiva por ouvir as principais demandas e compartilhar propostas para melhorar cada vez mais a sensação de segurança da população como um todo.

“Ficamos contentes em poder compartilhar propostas de soluções, ouvir os reclames dos nossos gestores de colégios. Sabemos que a sociedade como um todo vive um momento difícil (economicamente), coisas que direta ou indiretamente aumentam a violência, mas vamos unir nossos esforços, vamos dar continuidade e implementar o que foi combinado com os secretários (da Semed e Semsa) e certamente vamos chegar a resultados melhores e diminuir essa tensão”, ressaltou Fontes.

Para o secretário da Semsa, Homero de Miranda Leão, a parceria entre os órgãos municipais e a SSP-AM é fundamental para que os serviços possam ser oferecidos com mais segurança. “Nos preocupa muito esse assunto de roubo, queremos que saia de pauta, pois não há nada para se roubar em uma UBS”, disse.

 

TEXTO: João Pedro Figueiredo

FOTOS: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054