25/07/18 | 16:38
Parceria da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus fortalece hábito da leitura em alunos

Durante toda a semana, a Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, no Centro da cidade, recebe o Busão Cultural, que é uma iniciativa do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram). A ação se trata de um ônibus articulado transformado em um espaço cultural, que conta com uma Biblioteca com um acervo de aproximadamente 6 mil livros. Até a sexta-feira, 27/07, a previsão é que todos os cerca de 500 alunos da unidade, que atende da Educação Infantil a Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sejam atendidos.

A missão do projeto é disponibilizar às comunidades carentes um programa que incentive o gosto pela leitura e pela cultura de forma geral e contribuir para o entretenimento de jovens e idosos, que seja de fácil acesso.

O projeto tem um ano e três meses de existência e, durante o ano passado, percorreu 20 lugares. Em 2018, já ultrapassou 2017 e alcançou 23 visitações.

E para que a escola pudesse ter acesso a essa iniciativa que faria parte das atividades do programa viajando na leitura, o gestor da unidade, Carlos José Sales, relata que entraram em contato com os responsáveis pelo projeto e os convidaram com o intuito de ter a ação na escola.

“Com isso, queremos proporcionar aos alunos da escola esse momento atrativo. Eles aceitaram a proposta de trazer o ônibus para a escola. A finalidade do busão é motivar os alunos a criar um hábito de leitura. Fazemos várias atividades dentro da escola no sentido de motivar, porque o aluno que lê bem escreve bem”.

A coordenadora do projeto, a bibliotecária Edimara Melo, foi a responsável por montar o acervo presente no Busão. Ela conta que é muito gratificante trabalhar em algo que você ama e ainda mais poder, com o seu trabalho, fazer o bem a muitos que precisam, levando a eles conhecimento, informação, lazer, diversão e contribuir com a educação.

“Na Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, está sendo uma experiência única. A cada turma que entra no Busão dividimos o tempo entre leitura e entretenimento (exibição de desenhos ou brincadeiras com dinâmicas). E o que podemos ver é que a maioria dos alunos tem muito interesse pela leitura”.

Esse é o caso da aluna do 5º ano, Sarah Eloyse de Jesus, que aproveitou bastante o acervo do programa. Para ela, que gosta de ler, essa ação foi muito boa. “Já li 23 livros esse ano. Gostei muito do ônibus porque tem umas cabines onde a gente pode ler tranquilo. Consegui ler quatro livros. Achei enciclopédias, Guinness Book, Amazonas 360. Desde o segundo ano, eu tenho essa paixão pela leitura e a escola tem a biblioteca que me ajuda a ler bastante”, concluiu.

 

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Divulgação/ Escola

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054