04/09/15 | 17:38
Palestra sobre Programa Implante Coclear encerra último de congresso, em Manaus

O Programa de Implante Coclear (PIC), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) há dois anos, foi apresentado na tarde desta sexta-feira, 4, no último dia do 5º Congresso dos Institutos Filippo Smaldone, ocorrido na sede da entidade, localizada no conjunto Campos Elíseos, bairro Planalto, zona Centro Oeste. Além do implante, foi apresentado o projeto FM que tem o objetivo de ampliar a comunicação entre o professor e o aluno, por meio de microfones e transmissores por um sinal de ondas de rádio.

A apresentação dos mecanismos direcionados a alunos com deficiência auditiva foram apresentados pela fonoaudióloga do Centro Municipal de Educação Especial (CMEE) Mariana Pedrett, que é mestra em Letras: estudos linguísticos pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). De acordo com a pesquisadora, com o Congresso a Semed pôde compartilhar as experiências praticadas com alunos de deficiência auditiva da rede municipal de ensino.

“Ficamos felizes em participar deste congresso, por compartilhar as experiências vivenciadas pela rede municipal de ensino e, sobretudo, de mostrar que existem outros recursos no mercado que podem ser usados em ambientes escolares”, destacou a palestrante.

“A Semed foi uma grande parceira deste congresso. Nos ajudou trazendo profissionais com vasto conhecimento, com a logística. Por isto, só temos agradecer e dizer: muito obrigado”, agradeceu a diretora administrativa do Instituto Filippo Smaldone, irmã Elizete Maria Dourado, que estava à frente da organização do evento.

Além da participação da fonoaudióloga, a Semed contribuiu com a disposição do professor do CMEE André Vidal de Araújo, Getúlio Pessoa Filho, no pré congresso, que aconteceu no dia 31 de agosto. Ele dirigiu a oficina sobre expressão facial e corporal, essencial na comunicação entre os surdos.

Texto: Emerson Felipe

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054