23/08/12 | 14:47
Palestra marca 2º dia da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Professores da rede municipal de ensino participaram do evento que teve a palestra “Saúde Ocular e Inclusão” ministrada pela Professora Doutora Cristina Garrido.

Dando continuidade às ações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu na manhã desta quarta-feira, (22), no auditório da instituição, a palestra ‘Saúde Ocular e Inclusão’, que foi ministrada pela Professora Doutora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Cristina Garrido. Participaram do evento os professores das escolas de educação especial, de classes especiais e também profissionais do ensino regular que possuem alunos com algum tipo de deficiência.

Este segundo dia de ações marca o início das atividades voltadas para os professores que, além desta, participarão de mais palestras sobre o tema. Segundo a Chefe da Gerência de Educação Especial, Reni Formiga, é importante para os profissionais terem acesso a novas informações, visando uma melhoria no ensino especial.

“No caso da palestra de hoje, os professores aprenderão a identificar melhor os alunos com problemas visuais e dar o encaminhamento correto para eles. Por isso essas palestras são importantes”, afirmou.

A professora Cecília Olímpio, cedida pela Semed para Associação Pestalozzi, participou da palestra e era uma das mais participativas e anotava tudo em um caderno comprado especialmente para a palestra. Ela diz que “tudo é importante e ajuda na melhoria do ensino”.

Apresentação

Antes do início da palestra, os alunos da turma de paralisia cerebral da Escola Municipal de Educação Especial (EMEE) André Vidal, fizeram uma apresentação de dança com tema: ‘Cangaço, 100 anos de Luiz Gonzaga’. Os presentes ajudaram com as palmas e a alegria que os dançarinos passavam tomou conta do auditório.

“A dança ajuda a trabalhar a questão motora dos alunos, além de fazer a interação deles com a sociedade. Eles ficam extremamente felizes quando fazem uma apresentação como essa”, disse o Diretor do EMEE André Vidal, Helivan Dantas.

As atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla continuam até a próxima terça-feira (28). Amanhã (23), os alunos do EMEE André Vidal participam dos jogos adaptados que será realizado na sede da escola e também na Mini Vila Olímpica do Coroado.