Secretaria Municipal de Educação
Acessibilidade    Fale Conosco    Mapa do Site
Manaus, 22 de outubro de 2020
-->
20/03/19 | 13:49
Pais e responsáveis participam de palestra sobre ‘Harmonia no Trânsito’

Pensando em conscientizar e promover um trânsito mais seguro em Manaus. Pais e responsáveis dos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Onias Bento da Silva Filho, na comunidade Aliança com Deus, Cidade Nova, zona Norte da capital, participaram na manhã desta quarta-feira, 20/03, de uma palestra em parceria com o Centro de Educacional de Trânsito Honda (CETH) com o tema “Harmonia no Trânsito”.

De acordo com a gestora do Cmei, Simone Malveira, desde 2012 a unidade desenvolve em parceira com a equipe da Honda atividades de conscientização no trânsito, relacionadas à segurança dos motoristas e pedestres, com os alunos.

Mas segundo a diretora, os pais também precisavam desse momento com os filhos. “Estamos levando em consideração também o tema trabalhado pela Secretaria Municipal de Educação esse ano (Família e Escola: Todos responsáveis uns pelos outros), que envolve a família e a comunidade escolar”. Muitos pais vêm deixar o filho de moto e sem capacete, essa palestra de conscientização do CETH mostrou o perigo que o filho deles corre nesse percurso de casa para escola, que muitos acham que nada de ruim pode acontecer por ser tão perto”, comentou Simone.

O instrutor de pilotagem e palestrante do CETH, Eudo Neves, apresentou aos participantes vídeos de países com o trânsito mais desorganizado do mundo, no qual o Brasil ocupa o 4º lugar. Mostrou também acidentes causados por distrações dos motoristas, onde o principal causador é o uso do celular ao dirigir, que chegou a ultrapassar a embriaguez ao volante.

“Essa palestra é voltada para a conscientização dos motoristas, da forma que devem se comportar, obedecendo as Leis de Trânsito e assim evitar acidentes que muitas vezes são ocasionadas por distrações que podem ser evitadas, como o uso do celular”, explicou o instrutor.

A unidade tem 300 alunos, de 3 a 5 anos matriculados, e pelo menos 30 pais ou responsáveis participaram da palestra. O taxista, José Augusto da Silva, foi um desses pais que dedicou a manhã para participar desse momento de conhecimento.

“Eu acredito que o trânsito somos todos nós e tanto o motorista quanto o pedestre precisam conhecer seus direitos e deveres. Muitos motoristas não respeitam os pedestres e alguns pedestres também facilitam um acidente, atravessando fora da faixa de pedestre ou andando no meio da rua. Esse momento foi muito bom para todos que participaram”, disse.

Texto: Érica Marinho
Fotos: Lton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054