03/04/14 | 17:55
Orientadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa trocam experiências em seminário

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) foi representada por 73 orientadores de estudos, que atuam no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), durante seminário de socialização de experiências, realizado na manhã desta quinta-feira, 03. O pacto é um compromisso para alfabetizar todos os alunos até os oito anos de idade. Em 2014, o número de profissionais da rede municipal envolvidos com o Pnaic será de 2,5 mil professores e 75 orientadores de estudos para atender 400 escolas.

O seminário foi realizado no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e reuniu orientadores de todo o estado. Nele, os participantes compartilharam experiências sobre a formação continuada dos professores que atuaram no pacto em 2013.

A coordenadora do Pnaic na Semed, Maysa Araújo Amorim, destacou que a troca de informações contribui para qualificar a atuação de orientadores e professores. “Eventos como este são importantes porque dividimos com os colegas as nossas experiências. Expomos como trabalhamos em Manaus e conhecemos o trabalho dos demais. Nesse momento, podem surgir novas ideias. O objetivo é que todos se ajudem”.

A subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Ana Falcão, disse que o seminário servirá para mostrar novas ideias pedagógicas nas formações continuadas do Pnaic.  “Os orientadores que estão participando deste seminário são as pessoas que têm, junto conosco (Semed), a responsabilidade de estar preparando os professores que atuam nas três primeiras series do Ensino Fundamental a terem uma prática que impacte e possa assegurar o aprendizado dos nossos alunos”.

Ampliação

 Em 2013 o número de escolas atendidas pelo Pnaic era de 318 e este ano o pacto vai atender 400 escolas municipais que contam com alunos de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. O número de profissionais envolvidos este ano será de 2,5 mil professores e 75 orientadores.

 “A partir de junho começamos as formações continuados com os professores. Esse ano, será trabalhada a linguagem matemática e os que entram no programa a partir de 2014 também terão formação em Língua Portuguesa”, informou a coordenadora do Pnaic na Semed, Maysa Araújo Amorim.

Peça de teatro

 Durante o Seminário, 15 alunos da Escola Municipal Ouvidor Sampaio encenaram a peça ‘Lição de Vida’. A história, que conta a superação de um menino da roça, é fruto de uma redação escrita por um aluno que participa do Pnaic. As falas foram adaptadas para o teatro e os próprios estudantes montaram o cenário.

TEXTO: Thiago Botelho

FOTOS: Cleomir Santos/Semed

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed)

92 3632-2054