04/04/16 | 10:26
Órgãos municipais se unem em prol da inclusão durante Semana Municipal de Conscientização do Autismo

Missa em Ação de Graça ao Autismo - Fotos Rodemarques abreu (10)Para marcar a abertura da Semana Municipal de Conscientização do Autismo de 2016, servidores da rede municipal de educação se reuniram, na manhã desta sexta-feira, 1º, para a celebração de uma Missa em Ação de Graças, que aconteceu na Igreja Nossa Senhora das Mercês, no Conjunto Eldorado, zona Centro-Sul.

A Prefeitura de Manaus e todas as secretarias realizarão neste período  atividades voltadas para a conscientização do Autismo, alertando para os direitos dos autistas de inclusão na sociedade, como destacou a titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), Goreth Garcia.

Missa em Ação de Graça ao Autismo - Fotos Rodemarques abreu (12)“Na área da educação, da saúde, da assistência social, em toda a sociedade, a Prefeitura de Manaus está trabalhando para que as pessoas tenham a consciência da importância da inclusão do autista e de qualquer outra pessoa com deficiência. Esta semana, a cidade está mais azul do que nunca, cor que representa este tema”, destacou.

Com programação em todas as escolas da rede municipal, a semana está repleta de atividades, como palestras, atividades físicas, audiências públicas e ações de cidadania. De acordo com a secretaria municipal de Educação, Kátia Schweickardt, este trabalho é importante para somar com aprendizado pessoal, dos alunos e de cada profissional da rede.

Missa em Ação de Graça ao Autismo - Fotos Rodemarques abreu (1)“É muito mais que cumprir uma determinação legal, olhamos esse trabalho como oportunidade para a Semed ganhar e aprender a lidar cada vez mais com o diferente e, com isso, perceber as nossas limitações, aprendendo a ser mais generoso e inclusivo”, relatou.

Uma das atividades que deve reunir uma grande quantidade de pessoas que apoiam o autismo é a Pedalada da Inclusão, que acontece na noite desta sexta-feira, 1º, na Ponta Negra. Essas ações, como destacou a gerente da Educação de Especial da Semed, Reni Formiga, chamam a atenção da sociedade para a importância da inclusão.

“Nosso objetivo é sensibilizar as pessoas para a aceitação dos autistas e entender que eles têm limitações e têm seus direitos também. Essa é uma semana de conscientização com atividades internas e com toda a população”, informou.

A dona de casa Fabiana da Silva Nascimento, mãe do aluno Issac Vitor Nascimento da Silva, 11, que tem autismo e estuda na Escola Municipal Benjamim Matias Fernandes, no Viver Melhor, zona Norte, elogiou as ações da prefeitura voltadas para atenção e inclusão de pessoas com deficiência. “É um trabalho maravilhoso que a Prefeitura vem fazendo com a Semed e os professores da Educação Especial. Eu sou mãe de um autista e posso dizer que quando meu filho tinha 3 anos era tratado como bicho por falta de conhecimento das pessoas. Hoje, tem um trabalho de conscientização e uma equipe voltada para essas crianças. É um ótimo trabalho”, contou. 

 

Texto: João Pedro Figueiredo

Foto: Rodemarques Abreu

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054