09/11/12 | 20:31
Olimeja como ferramenta ao estudo da matemática

Aprofundar os conhecimentos e desmistificar a disciplina de matemática para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma das funcionalidades da competição que já acontece há três anos – a Olimpíada de Matemática da Educação de Jovens e Adultos (Olimeja).

A dedicação e o esforço dos alunos foi visível na última fase que aconteceu nesta quarta-feira, 7, na sede da Secretaria. Em conjunto com a Etapa Final da olimeja a coordenação também promoveu a Premiação dos alunos e a entrega de troféus e medalhas aos primeiros colocados.

Na abertura do evento, a Chefe do Departamento de Gestão Educacional, Wissilene Brandão, lembrou que a Olimpíada já está no 3° ano com resultados positivos na melhoria do ensino.

“A Olimeja é uma proposta que deu certo, uma ação que foi consolidada e que precisa da atenção e manutenção por parte de todos os educadores envolvidos na Educação de Jovens e Adultos. É uma proposta séria e de cunho positivo, pois todos os resultados têm refletido no trabalho das escolas. Está em nossas mãos fazer um EJA melhor”, ressaltou Brandão.

A programação contou ainda com apresentação musical, a dramatização “O ritual da Tucandeira” de alunos da Escola Mul. Jorge Rezende Sobrinho (DRE V), exibição do vídeo Olimeja 2012 e a Premiação dos alunos.

O Chefe da Gerência de Educação de Jovens e Adultos, Mauro Brito, falou sobre a maturidade da Olimeja no decorrer dos 3 anos realizados.

“A Olimeja é uma competição que consiste na aplicação de provas escritas direcionadas aos alunos da 3ª Fase do EJA. Na verdade não é uma simples competição, mas visa principalmente motivar  os professores a trabalhar a disciplina da matemática de uma maneira dinâmica utilizando o cotidiano escolar. A Olimeja já se consolidou como uma ação pedagógica no calendário da Semed. As escolas se preparam por meio de simulados no sistema online e dessa forma acompanham o desempenho dos alunos ”, explicou o gerente.

A pedagoga da Escola Mul. Prof°  Agenor Ferreira Lima, Ieda Rocha da Silva, destacou que 50 alunos participaram na unidade e apenas um aluno chegou à Fase Final.

“Trabalhamos com os alunos todos os conteúdos dos anos anteriores. Eles se interessaram para participar dos simulados e ficavam até depois do horário da aula para tirar as dúvidas com o professor”, afirmou a pedagoga.

A Profª Manuela Amazonas Vieira que leciona EJA no Programa Municipal de Escolarização do Adulto e da Pessoa  Idosa-  PROMEAPI (LBV) teve dois alunos premiados e mostrou-se muito feliz com os resultados da competição.

“Eu utilizei vários métodos convencionais como livros, atividades da internet e jogos. O resultado foi  emocionante, fiquei muito feliz com o desempenho deles. Fiquei muito orgulhosa dos meus alunos”, afirmou a professora.

O primeiro colocado na Olimeja, Osvaldo Soares Lima, 44, acredita que o mérito é principalmente de sua professora do PROMEAPI, Manuela Amazonas.

“O mérito é da minha professora que nos ensina muito bem. Ela passou várias atividades e eu ficava treinando e estudando com meus colegas de sala, eles me ajudaram a chegar até aqui. Pretendo continuar estudando e ainda fazer uma faculdade”, disse o aluno.

Conheça mais sobre a OLIMEJA

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) por meio da Gerência de Educação de Jovens e Adultos há três anos vem realizando a Olimpíada de Matemática da Educação de Jovens e Adultos – Olimeja. Nesse triênio já participaram mais de  6.000 alunos, mobilizando nas três etapas professores, gestores e pedagogos. Em 2012 4.600 alunos participaram das competições.

A Olimeja tornou-se um importante instrumento na busca de desenvolver o ensino e aprendizagem da matemática a partir de trabalhos interdisciplinares, da interação entre professores e os alunos, bem como, para as provas oficiais das três etapas , proporcionando situações-problemas a partir da realidade local. Nesse mesmo ano foram registrados 1.500 acessos.

A olimpíada da matemática contou com três fases na competição. A 1ª foi realizada nas escolas, a 2ª fase foram classificados dois alunos por escola e na 3ª dois alunos por DRE. A Olimeja também contou com a participação  de alunos do PROMEAPI.

Na Etapa Final participaram da competição 14 escolas e 16 alunos que responderam 15 questões de múltipla escolha.

 

Lista dos vencedores da 3ª OLIMEJA 2012- GEJA

1º LUGAR

Aluno: Osvaldo Soares Lima

Turno: Vespertino

Turma PROMEAPI- LBV

Professora: Manuella A. Vieira

Coordenadora: Cristiana Mesquita- Geja

2º LUGAR

Aluna: Maria Linduína Ricardo da Silva

Turno: Noturno

EMEF Maria Leide Amorim

Professora: Rosilda Lima da Silva

Gestora: Maria Eunice da Fonseca Guedes

DRE VII

3º LUGAR

Aluno: Santos Castro Pereira 

Turno: Matutino

Turma PROMEAPI- CCI Armando Mendes

Professora: Manuella A. Vieira

Coordenadora: Cristiana Mesquita- Geja