11/10/18 | 11:39
Oitenta e um mil alunos participam de provas da 3ª ADE

Oitenta e um mil alunos, de 363 unidades de ensino do 3º, 4º, 6º e 8º anos do Ensino Fundamental, da 3ª e 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Projeto Itinerante  participaram, nesta quarta-feira, 10/10, da 3ª e última Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE) do ano. A prova da ADE envolveu 32 questões das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

A primeira prova foi realizada em abril, com 359 escolas municipais participantes, totalizando cerca de 75,5 mil alunos. Na segunda avaliação, em julho, participaram 363 unidades de ensino, com a adesão de 81 mil alunos.

A assessora pedagógica da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) da Semed, Nataliana Paiva, disse que a expectativa é muito boa para o desempenho dos alunos na última prova deste ano.

“Nós esperamos sempre que as avaliações de larga escala possam dar um feedback para além dos números. Que as escolas consigam visualizar esses números e, a partir deles, trabalhar essa dimensão pedagógica”, explicou.

A Escola Municipal Sara Barroso Cordeiro, no bairro Santa Etelvina, Zona Norte, teve 384 alunos do 3º e 4º ano participando da prova. Segundo a diretora Auxiliadora Pesqueira, o trabalho de preparação dos estudantes foi realizado conjuntamente.

“Estamos movimentando nossos alunos para a avaliação desde o início do ano, com nossos conteúdos programáticos aliados aos da ADE. A nossa expectativa é que eles consigam bons resultados. Nossa meta não é somente a prova, mas também o lado interno da escola”, disse.

Na expectativa de conquistar uma boa nota, o aluno do 3º ano matutino, Matusael Nascimento Lima, 9, disse que estudou muito, principalmente em casa.

“Estudei muito mesmo, a professora deu muitas dicas do que poderia cair na prova. Me dediquei nas duas disciplinas estudando na escola, mas em casa tive ajuda da minha mãe. Acho que mais uma vez vou tirar uma boa nota, porque na anterior tive 9,0”, finalizou.

Já a Escola Municipal Presidente João Goulart, também no bairro Santa Etelvina, teve 307 alunos do 3º e 4º anos na prova da ADE. Para professora do 3º ano, Keila Cristina Pereira de Brito, que acompanhou 21 alunos, foi feito um trabalho pedagógico com os alunos para a avaliação.

“Nós pegamos os assuntos que estão dentro do currículo, que possivelmente poderiam cair na prova. Fizemos toda revisão de conteúdos, reforços com as crianças que tinham mais dificuldades em uma ou em outra matéria, além de simulados para que soubessem como poderiam responder as questões”, destacou.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Lton Santos e Paulo Rogério Veiga

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054