11/05/15 | 15:58
Oficina vai capacitar educadores para a leitura e interpretação de resultados da Avaliação de Desempenho

Profissionais da rede municipal de educação estão participando esta semana de uma oficina para a utilização dos resultados da avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas. O encontro entre os educadores teve abertura nesta segunda-feira, 11, no Centro de Formação Padre José de Anchieta (Cepan), localizado na sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no Japiim, zona Sul.

A oficina visa capacitar os educadores para a leitura e interpretação dos resultados obtidos pelos estudantes nos testes de proficiência. A formação é destinada aos professores do município e do estado, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed/UFJF). No município, foram avaliados no ano passado 48.170 alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental nas disciplinas de língua portuguesa e matemática.

A chefe da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAN) da Semed, Núbia Pinto Breves, explicou que a secretaria e a Seduc estão trabalhando em parceria desde o ano passado com os resultados da Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazona (Sadeam). Para ela, esse é o momento de retorno de todo o trabalho inerente à avaliação. “Vamos diagnosticar e fazer um levantamento de como está nossa rede municipal. Vamos tirar dúvidas, conhecer o sistema, como é a organização e a estrutura das avaliações. Depois disso, vamos montar um plano de ação e montar as intervenções necessárias”, explicou.
A gerente pedagógica da Divisão Distrital Zonal (DDZ) II da Semed, Amanda Hayden, disse que 52 escolas municipais da zona Oeste foram avaliadas. “A avaliação foi feita em novembro e este ano estamos recebendo o resultado. Esse encontro é fundamental porque estamos tendo a oportunidade de conhecer como foram elaborados os itens do Sadeam, assim como de que forma gerentes, professores e pedagogos poderão interpretá-los. Após isso, vamos incluir nos nossos planos de ação o acompanhamento desses resultados nas escolas”, salientou.

Na zona Leste II, 56 unidades de ensino do município foram avaliadas. Segundo a coordenadora dos anos iniciais da DDZ VI, Tatiana Albuquerque, já há como preparar o planejamento com base nos testes realizados no ano passado.

“Nós vamos levar todas essas informações para a divisão e vamos discutir com os nossos assessores sobre a intervenção nas escolas. Com isso, vamos fazer um acompanhamento mais preciso das avaliações e orientações”, disse.

Programação

Na programação desta segunda, 11, e terça-feira, 12, participam os assessores das DDZs e da Semed, além dos formadores da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da secretaria. Na quarta, 13, quinta, 14, e sexta-feira, 15, será a vez dos pedagogos e assessores das DDZs.

 

Texto: Paulo Rogério

Foto: Afonso Júnior / Ascom-Seduc

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054