25/04/12 | 17:59
Oficina de Capacitação para Escolha do Livro Didático

 A Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou nesta segunda-feira, (23),  a “Oficina de capacitação para escolha do livro didático” da rede municipal de ensino. O encontro será realizado com os pedagogos de todas as Divisões Regionais Educacionais (DREs) da zonas geográficas da cidade.

O encontro com os educadores acontecerá até o dia 3 de maio. O objetivo é sensibilizar e orientar os pedagogos no sentido de auxiliá-los na escolha e no uso do Livro Didático para o triênio 2013, 2014 e 2015.

A escolha do livro didático segue as normas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e também as orientações do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) que compra e distribui obras didáticas aos alunos do ensino fundamental e médio, na modalidade regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os pedagogos das Divisões Regionais Educacionais (DREs) IV (escolas municipais das zonas Norte e Leste) e V (escolas da zona Leste) participaram da oficina nesta segunda-feira, com os responsáveis pelo livro na Semed. Na DRE V, os 51 pedagogos receberam as informações de como devem trabalhar com seus professores nas unidades educacionais para uma melhor escolha do material que será utilizado pelos alunos em sala de aula.

As escolas municipais terão até o dia 31 de maio para finalizar seus estudos da escolha do material didático junto com os professores. Esses educadores têm acesso ao material pedagógico que está sendo enviado pelas editoras devidamente credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC), via correio.

A Coordenadora do Programa Nacional do Livro Didático da Semed, Velciane Jacinto da Silveira, alerta aos educadores que estão participando das oficinas que devem orientar da melhor maneira possível os professores de suas escolas para que façam a melhor escolha possível do material que será utilizado nos próximos anos.

“A Secretaria se preocupa muito de como escolher esse livro e que não seja realizado de qualquer maneira. Nós temos essa preocupação de informar aos pedagogos que posteriormente trabalharão com os educadores dentro das unidades educacionais. O importante é que seja definido um material de qualidade em prol do ensino aprendizagem”, concluiu.

Segundo a pedagoga, Thalymara Cavalcante Santana da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Graciele Zany, bairro Ouro Verde, Zona Leste de Manaus, em sua unidade educacional os professores fizeram a separação do material por ano e com isso começaram a analisar profundamente o conteúdo que se adeque as necessidades da escola para a modalidade de ensino.

“Cada livro terá pelo menos uma semana para que todos possam averiguar com cuidado. Nós estamos planejando a mobilização do dia ‘D’ em que toda coordenação pedagógica se reunirá para e escolher o livro selecionado no estudo realizado anteriormente”, finalizou.

No biênio 2010/2012 foram entregues mais de um milhão de livros didáticos aos alunos da rede municipal de ensino. As crianças do 1º ao 3º ano usam de letramento de língua portuguesa, alfabetização e matemática. Já as crianças do 1º ao 5º ano, de língua portuguesa e matemática. Os livros de história, geografia e ciências são destinados aos estudantes do 2º ao 5º ano e as disciplinas de língua portuguesa, história, geografia, ciências e inglês do 6º ao 9º ano.

Programação das oficinas:

 

DRE V

Local: Auditório Cemeja

Horário: 8h30 às 11h e das 14h às 17h

DRE IV

Local: Auditório da DRE

Horário: 8h30 às 11h e das 14h às 17h

DRE II

Dia: 24/04/2012

Local: Escola Municipal Madalena Corrêa

Horário: 8h30 às 11h e das 14h às 17h

DRE III

Dia: 25/04/2012

Local: Auditório da DRE

Horário: 14h

DRE VI

Dia: 26/04/2012

Local: Auditório da Escola Municipal Ignês de Vasconcelos

Horário: 8h às 11h e das 14h às 17h

DRE I

Dia: 03/05/2012

Local: Auditório da DRE

Horário: 8h30 às 11h e das 14h às 17h