29/06/20 | 11:22
Ocas do Conhecimento Ambiental da Semed realizam entrega de bottons para alunos do projeto Protetores do Amanhã

Aproximadamente 80 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que fazem parte do projeto Protetores do Amanhã, das Ocas do Conhecimento Ambiental Norte, Leste e Puraquequara, vão receber o “Botton virtual da Onça-Pintada, nesta segunda-feira, 29/6. A entrega será realizada pelo grupo de whatsapp dos pais dos alunos das três Ocas, da Secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus).

O evento virtual, executado pela coordenadoria das Ocas, é uma forma de premiar e estimular as crianças que participam das atividades e desafios do projeto Protetores do Amanhã, cujo objetivo é que os alunos criem uma consciência ambiental, além da formação do agente ambiental mirim.

Devido a pandemia, foram realizadas adaptações necessárias para que fosse possível a continuidade do projeto. Foi escolhido o botton Onça-pintada, de acordo com a característica de cada animal amazônico. Essa é a chamada unidade um, onde foi trabalhada a educação ambiental e a cidadania, seguindo a metodologia dos desbravadores e dos escoteiros.

“Por meio desse projeto estamos conseguindo um dos nossos objetivos, que é formar agentes ambientais mirins, que no futuro irão atuar em sua comunidade ajudando a proteger o meio ambiente. Para as crianças e pais será um momento especial, pois estão esperando com ansiedade. Será um momento de reconhecimento das atividades que os alunos estão realizando no projeto”, comentou Ewerton Cruz do Nascimento, pedagogo da coordenadoria das Ocas do Conhecimento Ambiental da Semed.

A Oca do Conhecimento Ambiental Leste, localizada no bairro Grande Vitória, atende alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e também da rede estadual de ensino, nos turnos matutino e vespertino no projeto Protetores do Amanhã. Para gestora em exercício da Oca, Maria de Lourdes Hayden, é um momento muito especial, pois reflete o trabalho realizado na própria comunidade.

“Os alunos que fazem parte do projeto com essa nova metodologia de trabalho têm nos dado retorno positivo para cada desafio proposto. Hoje o lúdico é a nossa prática. Por exemplo, é pegar um pedaço de papel e construir um cata vento, enfim, o caminho novo é gratificante. As crianças aprendem, literalmente, brincando, sendo ainda melhor com os pais e com a família” disse.

 

Texto: Paulo Rogério

Fotos: Oca Leste

 

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação