25/07/19 | 16:58
Oca do Conhecimento Puraquequara completa seis anos com vários projetos ambientais

Alunos, pais e comunitários participaram nesta quinta-feira, 25/7, da comemoração dos seis anos de atividades da Oca do Conhecimento Puraquequara, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizada na comunidade Bela Vista, zona Leste. O espaço de aprendizado sobre o meio ambiente conta com a parceria do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e da Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa).

A Oca do Puraquequara atende a 66 alunos da rede pública de ensino, de 6 a 17 anos, no contraturno, que estejam regularmente matriculados e frequentando a escola. No espaço, os estudantes têm aulas sobre educação ambiental, de música com ukulele e teatro.

A subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Euzeni Araújo, participou do evento. Para ela, a Oca do Puraquequara é um espaço muito especial e contribui para o desenvolvimento do cidadão e para a comunidade que atende. “O diferencial desta Oca é a localização. Ela está situada à beira do lago Puraquequara, um espaço propício para trabalhar a conscientização ambiental, aliado ao processo educacional, atendendo as escolas que estão no entorno da unidade, como nos determina o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto”, comentou a subsecretária.

A unidade do Puraquequara foi construída com o apoio financeiro da Vemaqa. O juiz titular do órgão, Adalberto Carim, aproveitou o momento para agradecer a parceria com a Semed e anunciar que, em breve, o espaço será abastecido por luz solar. “Este local para mim é uma parte muito importante para o meu trabalho e para minha vida, agradeço essa parceria com a rede municipal de ensino. Tudo que a gente faz é com muito carinho e devoção e é por isso que em algumas semanas estaremos implantando placas de energia solar. Nossa ideia é utilizar aquilo que temos em abundância, racionando um gasto desnecessário”, relatou o juiz.

O aluno da rede municipal, Jhon Leno Pereira, 15, frequenta a Oca do Puraquequara há três anos. Neste período, o jovem participou de várias atividades e revelou a sua preferida. “Eu gosto muito de frequentar aqui. Construir e tocar o ukulele é bem diferente e é o que eu mais gosto de fazer”, disse Jhon.

A Semed coordena quatro unidades da Oca do Conhecimento, três localizadas na zona Leste e uma na zona Oeste, que fica dentro do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs) e tem a gestão compartilhada com o Exército brasileiro. No total são atendidos mais de 150 alunos.

“Todos os espaços oferecem atividades de música, teatro, dança e sensibilização ambiental, no cuidado e reaproveitamento dos resíduos da nossa cidade e no combate às queimadas urbanas e tantos outros problemas ambientais que vivenciamos”, explicou a coordenadora da Oca, Gina Gama.

Texto – Érica Marinho / Semed
Fotos – Érica Marinho / Semed

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054