25/05/15 | 17:38
Oca do Conhecimento do Puraquequara conclui o curso de pintura em tecidos

Dezenove mães de alunos da Escola Municipal Francisco Nunes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram do curso de técnicas de pintura em tecido na Oca do Conhecimento, localizada no bairro Puraquequara, por quase dois meses. Nesta segunda-feira, 25, aconteceu a conclusão da qualificação, com exposições dos trabalhos confeccionados durante o curso e socialização entre os participantes, educadores da Oca e professores que ministraram as aulas.

O curso aconteceu em parceria com Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). As aulas tiveram a duração de 45 dias. Durante o curso, os alunos aprenderam a fazer pintura em pet, matiz, confecção de blusas, barras em guardanapos, dentre outros, utilizando técnicas de pintura em tecido.

A ideia de abrir o curso de técnicas em tecidos na Oca do Puraquequara surgiu a partir de uma necessidade e sugestão da comunidade, como ressaltou a coordenadora da Oca do Puraqueuqrara, Antônia Francinéia

“Como este espaço tem a finalidade de oferecer oportunidade para comunidade, fizemos uma pesquisa entre nossos alunos para saber que tipo de qualificação seria mais visada pela comunidade. A partir disso, buscamos parcerias e o material para começarmos o curso”, falou.

A aluna Lucilene de Lima ressaltou que há algum tempo sentia vontade de aprender a trabalhar com pintura em tecidos, mas como não tinha como pagar  era inviável. “Quando eu soube que a Oca ira abrir inscrições para este curso fiquei muito feliz, pois algum tempo queria me profissionalizar na área de tecidos, mas infelizmente não tinha como pagar. Estou me sentido realizada”, descreveu a finalista.

Segundo a aluna Antônia Pereira, com a qualificação, conseguirá extrair uma renda extra para ajudar no custo familiar.

“Este curso irá refletir positivamente no sustento da família, porque a partir do que aprendi vou poder gerar uma renda extra e outro meio de sobrevivência para minha família”, destacou.

A coordenadora da Ocas da Semed, Gina Gama, que esteve presente no momento de socialização, destacou que estas formações fazem parte dos trabalhos da Oca. “O objetivo das Ocas é justamente este, trabalhar com alunos da rede municipal do contraturno e a com comunidade do entorno onde as Ocas estejam inseridas, com questões ambientais e socioeducativas. Aqui, percebemos que o trabalho foi exitoso pelo número significativo de participantes e pela aceitação da comunidade do Puraquequara”.

Os alunos receberão os certificados de conclusão do curso em aproximadamente 90 dias.

 

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054