13/03/15 | 14:01
Oca do Conhecimento da Semed promove palestra sobre higiene bucal

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Oca do Conhecimento da Zona Norte, promoveu na manhã desta sexta-feira, 13, uma palestra sobre higiene bucal para os alunos do Programa Formando Cidadãos, coordenado pela Polícia Militar e que utiliza as dependências do espaço educacional no turno matutino.

O acadêmico de odontologia Júlio César Martiniano explicou a importância da escovação adequada e os males para aqueles que não fazem a higiene bucal da maneira correta.

“É necessário cuidar bem da boca. Escovar os dentes, o céu da boca, a língua e massagear a gengiva, tudo isso para não acumular resíduos de comida, pois eles são o alimento da cárie e do tártaro”, explicou.

Mateus Felipe de Castro, 15, era uma das 21 crianças que assistiram a palestra. Ele conta que até então, não sabia que era importante escovar o céu da boca.

“Eu aprendi que tem que escovar o céu da boca hoje. Acho que nunca escovei na minha vida”, disse o jovem lembrando que antes de participar do projeto da Polícia Militar passava boa parte do dia na rua, jogando futebol com os amigos.

“Todo dia tem uma atividade nova no projeto, é melhor ficar aqui do que na rua. Lá tinha muito colega que fumava droga. Aqui é mais seguro. Quando crescer quero ser militar, quero servir o exército e já estou aprendendo a marchar”, finalizou.

Para Vinícius da Silva, a explicação sobre higiene bucal serviu para aprender a escovar o dente da maneira correta.

“Eu fazia tudo errado. Só escovava o dente de forma reta e ele ensinou que tem que ser em círculos. Não sabia disso”, confessou.

 

Parceria

Há pouco mais de um mês, a Oca do Conhecimento da Zona Norte fechou uma parceria com o 15º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e está disponibilizando o espaço para as atividades do Projeto Formando Cidadãos.

O Projeto atende crianças de 12 a 17 anos em eminencia de risco social. Entre as atividades estão: reforço escolar, práticas esportivas e ações educativas sobre drogas, bullying, violência contra criança, entre outros. As aulas acontecem sempre no contraturno do horário escolar dos participantes.

De acordo com a Coordenadora das Ocas do Conhecimento da Semed, Gina Gama, a ideia da parceria é incluir a educação ambiental nas ações do projeto.

“Vamos incluir a educação ambiental. Eles vão aprender sobre o desperdício de água, energia elétrica, poluição de rios e igarapés, coleta seletiva e outros mais que falam sobre a preservação do meio ambiente. Vejo muito potencial nesta parceria”, afirmou.

Ao final da palestra, as crianças receberam o um kit de higiene bucal com escova, fio dental e pasta de dente.

 

TEXTO: Thiago Botelho

FOTOS: Cleomir Santos

 

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054