16/12/15 | 16:45
Obra literária infantil ‘Bichos do Amazonas’ é lançada na rede municipal

Lançamento do Livro do PESC - Fotos Rodemarques abreu (23)Produzidos por crianças com auxílio de professores da Educação Infantil durante o ano letivo de 2015, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançou, em parceria com o Programa de Ensino Sistematizado das Ciências (Pesc), o livro “Bichos do Amazonas”. A solenidade de lançamento, na manhã desta quarta-feira, 16, ocorreu no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira, na sede da Semed, e reuniu gestores, professores, pedagogos, assessores pedagógicos das divisões distritais zonais e demais representantes de departamentos da secretaria.

O projeto “Bichos do Amazonas” beneficia, em média, 45 mil alunos de 252 escolas da rede municipal de ensino, entre eles, os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Creches Municipais e as chamadas Escolas Mistas, que atendem alunos da Educação Infantil, que ao longo do ano investigaram, pesquisaram, conversaram sobre os bichos e produziram um texto retratando as características principais desses animais.

Lançamento do Livro do PESC - Fotos Rodemarques abreu (41)Para a secretária da Semed, Kátia Schweickardt, a obra literária não é apenas mais um livro e sim a materialização de todo um processo, onde envolveu as crianças, professores e suas famílias num tipo de aprendizagem refletida na escrita e no desenho desses pequenos. “Isso é fruto de todo um conhecimento que envolve letramento e operações básicas de matemática, associado ao conhecimento da fauna de nossa região”, explicou

O Pesc, segundo ela, é um parceiro, cuja iniciativa está voltada ao ensino da ciência, mas que se coloca como transversal a todo processo de construção do conhecimento. “A gente fica muito feliz e orgulhoso, porque temos a certeza do que estamos fazendo na educação infantil, em Manaus, não deixa nada a desejar ao que é feito na rede privada. São crianças que estamos preparando, de fato, para mudar essa situação tão complicada que o Brasil vive hoje. Temos certeza de que essas crianças farão um novo País”, garantiu.

Lançamento do Livro do PESC - Fotos Rodemarques abreu (42)O gerente pedagógico do Pesc, Sérgio Luiz Cunha, destacou a importância do livro produzido por alunos e educadores. Para ele, foi um bom aprendizado sobre o meio ambiente amazônico. “O maior ganho desse livro é que ele foi produzido por crianças pequenas de quatro e cinco anos da educação infantil, onde elas tiveram a possibilidade de investigar, pesquisar, conversar sobre os bichos e produzir, de verdade, um texto que fale das características principais desses bichos. Essa é a concretização de um trabalho de parceria, acreditando que o caminho das ciências também se faz pela viagem da leitura”, afirmou.

Participação

O aposentado Francisco Ferreira do Nascimento, 75, bisavô da aluna do 2º período, Débora Vitória, 5, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Olavo Bilac, localizado no Parque das Nações, zona Norte, fez questão de representar sua neta, que está em viagem a São Paulo. “Minha satisfação foi saber que esse livro nasceu na minha família, do interesse de uma pequena aluna que está começando seus estudos. Saber do interesse dela pela história do gavião real e também em desenhar”, comentou ele, que é deficiente visual.

Lançamento do Livro do PESC - Fotos Rodemarques abreu (20)O Cmei Dalvina Martins, localizado na Colônia Santo Antônio, zona Norte, participou do livro com quatro alunos na produção de desenhos ilustrativos. Mickaela Fernandes Castelo, 6, aluna do 2º período, teve seu desenho publicado no livro, resultado de muito trabalho com atividades realizadas em sua escola sobre o jabuti, o curió e a sucuri. “Não foi difícil de fazer o desenho, porque já conhecia o bicho dos vídeos que vi pela televisão. Estou feliz de ter meu desenho do curió no livro, muito mesmo”, disse.

A programação contou, também, com a apresentação da dança do “Beija-Flor”, com a participação de crianças do 1º período do Cmei Denival Leite Júnior, além do pronunciamento da escritora Ana Peixoto e doação de exemplares. A entrega dos livros “Bichos do Amazonas” somente será feita a partir de fevereiro de 2016 na rede municipal.

O livro

O livro é fruto do projeto “Bichos do Amazonas”, desenvolvido durante o ano letivo, que visa promover a observação, a análise e o estudo das características dos bichos, estimulando a curiosidade e a pesquisa e, também, conhecer e identificar os animais da região e suas características, compreendendo como se adaptam ao meio em que vivem para desenvolver atitudes de preservação com o meio ambiente e com os próprios animais.

Texto: Paulo Rogério
Foto: Rodemarques Abreu

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054