10/08/15 | 8:43
Novos conselheiros municipais de Educação tomaram posse na DDPM

Posse dos Conselheiros Mul. de Educação - Fotos Rodemarques Abreu (3)Os novos conselheiros municipais de Educação tomaram posse na tarde desta sexta-feira, 7. A solenidade dos nove membros titulares e nove membros suplentes aconteceu na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizado no conjunto Vila Amazonas, zona Centro-Sul, e contou com a presença da secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt.

O Conselho Municipal de Educação (CME) tem função consultiva, mobilizadora, fiscalizadora e deliberativa, com competência normativa, que torna-se instrumento mediador entre a sociedade civil e o poder público municipal na discussão, elaboração e implementação das Políticas Municipais de Educação.

Posse dos Conselheiros Mul. de Educação - Fotos Rodemarques Abreu (33)A secretária da Semed, Kátia Schweickardt, destacou a importância da participação do CME para o trabalho da melhoria da educação no município de Manaus.

“No momento como este, que damos posse ao novo conselho, a gente está refazendo a história, refazendo a aliança da sociedade civil com o governo, pois o conselho é a contraparte da secretaria de educação na gestão das políticas educacionais na cidade. Temos certeza que com essa nova formação, vamos contar com o apoio, propostas e parcerias de todos esses segmentos que agora estão abraçando conosco essa missão”, informou.

O novo colegiado foi eleito para o biênio 2015/2017 e segundo a coordenadora da União dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), Elaine Ramos, que deixou no começo deste mês a presidência do CME, vai ter a missão de dar continuidade ao trabalho de reformulação da educação da cidade.

Posse dos Conselheiros Mul. de Educação - Fotos Rodemarques Abreu (35)“A recomposição é de suma importância porque tem que haver esse movimento democrático de outros indicados que vão desenvolver outro trabalho, dando continuidade no que precisa ser feito em termo de educação no município. O CME tem que estar preparado para dar conta de toda a necessidade de reformulação da educação no município a partir do cumprimento do Plano Municipal de Educação (PME)”, destacou.

Membro suplente dos representantes do Ensino Público Estadual, Darci Dias de Oliveira, ressaltou que um dos compromissos do novo conselho é manter o trabalho levando transparência das ações do poder público atendendo aos anseios da população.

“A expectativa é muito grande, estou trabalhando em cima dos conselhos escolares, que são órgãos de controle, que visam trabalhar a questão da transparência das ações, de organizar a cidade na questão de educação, ter o controle para ajudar que a educação funcione com qualidade”, ressaltou.

O novo colegiado é formado pelos seguintes membros:

Representantes do Ensino Público Superior:
Lucídio Rocha Santos e Rozana Medeiros de Souza Galvão;

Representantes do Ensino Público Estadual:
Tiago Lima e Silva e Darci Oliveira Dias;

Representantes do Ensino Público Municipal:
Maria das Graças Alves Cascais; Meire Vieira Veras; Ana Cássia Alves Cavalcante e Lucy Meire Rocha Braga;

Representantes do Ensino Privado:
Paulo Sérgio Machado Ribeiro e Nelly Maria Falcão de Souza

Representantes da Associação dos Pais, Mestres e Comunitários (APMC’s):
Cíntia Silva Ferreira dos Santos e Rosana Cordeiro da Silva

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam):
Cleber de Oliveira Ferreira e Jorge Luiz Gama de Alencar

Representantes da União Municipal dos Estudantes Secundaristas:
Lucas Pinheiro Bastos e João Vitor Cascaes Barros

Representantes da Câmara Municipal de Manaus (CMM):
Marco Aurélio Duarte de Lima e Priscila Vasques Castro

TEXTO: João Pedro Figueiredo
FOTOS: Rodemarques Abreu

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054