26/04/12 | 14:57
Novas Tecnologias a serviço da Educação.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) entregou na última terça-feira, (24), mais uma unidade dos Telecentros às escolas da rede municipal. A 65ª unidade entregue foi à Escola Municipal Vicente Cruz, localizada na Colônia Terra Nova, zona Norte da Cidade. A escola já desenvolve projetos pedagógicos como Programa Mais Educação, Viajando na Leitura, 2º Tempo, Matemática Viva e agora recebe da secretaria o Telecentro que estará à disposição dos alunos e comunidades.

Os mais de 284 alunos do 6º ao 9º ano poderão participar das atividades oferecidas pelo espaço digital oferecido à escola, e seus pais também serão convidados a participarem de oficinas profissionalizantes oferecidas pela Semed.

A informática deve habilitar e dar oportunidades ao aluno de adquirir novos conhecimentos, facilitar o acesso de ensino e aprendizagem. Enfim, ser um complemento de conteúdos curriculares visando o desenvolvimento integral do aluno. Esta é uma das propostas dos Telecentros que deverão permear o ambiente escolar como um todo.

“Vamos unir o útil ao agradável. Com esse ambiente informatizado iremos conhecer mais a internet e assim aprender mais. O bom que não servirá somente para os alunos e sim para toda a comunidade. Com certeza meus pais virão até a escola para fazer os cursos de capacitação. Somos sempre esquecidos pelas pessoas, mas agora com o laboratório a nossa escola será uma grande referência e os alunos estarão mais motivados em aprender”, relatou o aluno, Igor Sullivan do 6º ano C.

“As novas tecnologias são ferramentas que abrirão portas para o mundo. Para os alunos é um grande avanço porque agora eles não precisarão ficar expostos à violência urbana. Elas irão para frente do computador aprender e manusear o computador e pesquisar os conteúdos solicitados pelos professores. É mais interessante eles ficarem em casa do que na rua. Essa tecnologia vai ajudar e muito para que se tornem cidadãos de bem e do mundo”, comentou Valdemir Araújo, tio do aluno Francisco Alan do 7º ano C.

Para o gestor da escola, Everton Batista, este projeto é de suma importância porque os alunos poderão ser incluídos no meio digital. “Essa ferramenta estava sendo bastante esperada pelos professores e alunos. Acredito que o espaço será bastante utilizado pela comunidade em geral para realizar pesquisas e navegar na internet. Será uma grande oportunidade de crescimento profissional na vida dessas pessoas, o que faltavam eram as oportunidades”, enfatizou  Batista.

Em seguida foi a vez da Escola Olga Gutmann Benário, localizada na comunidade Jesus Me Deu, zona Norte, que atende aos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Esta é a 66ª unidade que atenderá inicialmente aos 588 alunos distribuídos nos turnos matutino e vespertino. A comunidade em geral também será agraciada com oficinas destinadas aos pais e professores.

Segundo a aluna do 4º ano B, Raylane Santos, será mais interessante estudar por meio do computador. “Com certeza vamos aprender mais e não vamos ficar na biblioteca tendo que ler os livros. É mais legal estudar pelo computador”, afirmou a aluna.

A pedagoga Kelly Regina Ojopi está ansiosa para dar início às atividades oferecidas pelo Telecentro. “Nossa escola está em festa. Estamos muito felizes com a estrega do Telecentro aqui no nosso bairro. Desde 2010 aguardamos por estes computadores e graças ao nosso secretário conseguimos realizar mais um sonho”, afirmou.

Para o titular da pasta, Dr. Mauro Lippi, este espaço veio para beneficiar a comunidade escolar e proporcionar melhores condições ao processo de ensino e aprendizado das crianças. “Estes computadores estão dotados de joguinhos pedagógicos que vocês poderão aprender brincando. O espaço servirá também aos pais e àqueles que queiram dominar esta ferramenta do mundo moderno”, afirma Lippi.

A 67ª unidade foi entregue na Escola Municipal José Nestor Soeiro do Nascimento, localizado na comunidade São Pedro, Tarumã. O projeto atenderá, inicialmente, 713 alunos. A escola desenvolve vários projetos pedagógicos como Programa Mais Educação, 2º Tempo, Viajando na Leitura, Matemática Viva e agora recebendo o Telecentro.

Momento único na administração municipal promovendo um trabalho que faz a diferença. Quem garante é o secretário Mauro Lippi, que informa quem tiver um computador, smartphone, notebook, poderá acessar a internet dentro da escola. “Internet sem fio servirá a todos os moradores e do entorno escolar. Esta é uma homenagem a vocês porque na rede temos mais de 506 escolas e apenas 219 foram selecionadas. Ambientes digitais ainda serão entregues às outras zonas da cidade. Vamos fazer tudo o que tem que fazer para levar o conhecimento às crianças”, afirmou Lippi.

A escola começará a desenvolver o projeto no próximo mês priorizando os alunos e em seguida a comunidade.

Quem estava bastante emocionada era a gestora Telma Malheiros.

“Hoje é mais um dia de festa em nossa comunidade. Comemoramos a instalação do Telecentro em nossa escola, marca do compromisso da administração atual que mais uma vez mostra que tem respeito, amor e zelo pelo povo de nossa comunidade. Agradeço ao prefeito, pois obras como esta demonstram o seu compromisso com o povo e sua inclusão digital. Tenha a certeza que hoje a informática não é mais um privilégio de poucos, é uma necessidade de todos e objeto de trabalho para a educação. Certamente, um ato tão importante como este não poderia acontecer sem que houvesse a interferência do nosso Secretário Municipal de Educação, Dr. Mauro Lippi, homem que sabe das necessidades do educador e do educando e a partir disto, tem direcionado suas ações para oferecer uma educação de qualidade. Por tudo, nós, educadores, temos a grata satisfação em dizer: OBRIGADO!”, enfatizou a gestora.

O Telecentro é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Manaus e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.