24/03/15 | 19:01
Nova secretária municipal de Educação toma posse


O prefeito Arthur Virgílio Neto deu posse oficialmente, nesta terça-feira, à nova secretária municipal de Educação, Kátia Helena Schweickardt, nomeada no último dia 20. A cerimônia foi no Parque Municipal do Mindu e reuniu, além dos gestores e professores da rede municipal de ensino, secretários e vereadores.

Ex-secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Helena Schweickardt deixou a pasta após convite do prefeito para assumir a secretaria de Educação. Ela disse estar preparada para o desafio e garantiu empenho ao máximo para alcançar as metas da prefeitura voltadas à área.

“É um desafio grande, mas eu estou preparada. Minha formação, minha experiência, meu compromisso e espírito público, aliados a confiança do prefeito, ao apoio dos professores, dos servidores e da sociedade possibilitarão trabalhar a educação como um instrumento de cidadania plena”, disse a nova secretária de Educação.

Ao finalizar seu discurso, Kátia agradeceu o apoio que está recebendo dos educadores e disse que está aberta ao diálogo para buscar melhorias para a categoria, que ela qualifica como o fator principal para que a Semed desenvolva um trabalho de qualidade.

“Agradeço, sobretudo, a confiança dos militantes da educação no município de Manaus e dedico esse grande esforço, aceitando este honroso convite como uma homenagem minha, aqueles que acreditam que é possível construir a partir da Educação uma nova consciência planetária, um novo homem e uma nova mulher”,  finalizou a secretária.

O prefeito atribuiu a escolha de Kátia Schweickardt para a secretaria de Educação ao trabalho desempenhado por ela a frente da Semmas e por sua capacidade técnica. “Ela teve êxito dirigindo o órgão, estruturando uma secretaria verdadeiramente respeitada hoje. Eu imagino e tenho uma enorme esperança de que vamos apresentar uma nova realidade ao fim da gestão da Kátia”, explicou.

O prefeito lembrou que a meta de colocar Manaus entre as dez melhores cidades no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) continua e se faz necessária para fortalecer a educação no município.

“Já melhoramos de maneira significativa, mas não ao ponto de nos darmos por satisfeitos, porque a Manaus que eu peguei tinha uma posição ridícula em relação às grandes capitais e até mesmo em relação a cidades do interior do Amazonas”, disse o prefeito.

Em 2011, Manaus ocupava a vigésima posição em relação ao ensino de 1º ao 5º ano, o que resultava em um índice de 4.1. Em 2013, esse índice subiu para 4.6, colocando Manaus na 13º posição representando um crescimento de 12%.

Em relação aos alunos do 6º ao 9º ano, Manaus também saiu do 20º lugar para o 17º, aumentando o índice de 3.1 para 3.4, o que representou um crescimento de 9.6%.

 

Texto: Ulysses Marcondes/ Semcom

Fotos: Rodemarques Abreu/ Semed

 

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054