10/05/11 | 13:18
Nova escola

Prefeitura de Manaus inaugura escola com dezessete salas no Alvorada

A Escola Municipal Desembargador Cândido Honório Ferreira no Bairro do Alvorada foi inaugurada na noite desta segunda-feira (8). O secretário municipal de Educação Mauro Lippi inaugurou as novas instalações da escola, com 14 salas de aula, uma sala multifuncional para crianças portadoras de necessidade especiais, laboratório de informática, auditório e quadra poliesportiva.

A escola estava desativada desde 2008. Inicialmente a Prefeitura tentou fazer uma reforma e ampliação. Dado ao grau de deterioração, a Secretaria Municipal de Educação optou por fazer uma reconstrução. A escola vai atender 600 alunos em dois turnos, matutino e vespertino. São doze turmas pela manhã e outras dez à tarde.

Um dos líderes comunitários do Bairro do Alvorada presente na solenidade, César Guerreiro, lembrou que há quatro anos a comunidade ansiava por aquele momento, o da devolução da escola para as crianças do bairro.

Em sua fala, o secretário municipal de Educação fez um breve balanço sobre o desempenho do setor desde 2009. A reforma de 220 escolas de um total de 480 municipais das quais 138 são alugadas, o fim do turno intermediário (turno da fome), um dos compromissos de campanha de Amazonino em 2008.

“Todos vocês são testemunhas de como o prefeito encontrou a educação em Manaus”, assinalou Mauro Lippi ao falar sobre o processo de revitalização da rede de ensino do município.

Terceira maior rede

Para uma plateia formada de professores, diretores de escola, pais de alunos e líderes comunitários, o prefeito Amazonino Mendes observou que Manaus possui a terceira maior rede de escolas municipais do Brasil. Só fica atrás de São Paulo e Rio de Janeiro.

A solenidade contou com a participação do filho do desembargador Cândido Honório homenageado com o nome da escola, o promotor de Justiça Cândido Honório Soares Ferreira Filho.

A escola foi construída na administração do ex-prefeito de Manaus, José Fernandes (ex-deputado federal) no início da década de 80.