17/06/16 | 16:10
Nova biblioteca reforça educação a alunos de escola Aribaldina de Lima

17-06-16-Inauguração da Biblioteca na Esc. Aribaldino -Fotos Rodemarques abreu (4)A Prefeitura de Manaus entregou, na manhã desta sexta-feira, 17, a Biblioteca Escolar Professor João Bosco Custódio de Souza, da Escola Municipal Professora Aribaldina de Lima Brito, localizada no bairro Jorge Teixeira, zona Leste. Com o novo espaço, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) chega a 225 bibliotecas instaladas em toda a rede municipal de ensino.

O espaço atenderá os 652 alunos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da escola, que passam a contar com um acervo de mais dois mil livros, da área infanto-juvenil, paradidáticos, enciclopédias, interdisciplinares, dicionários, literatura infantil, amazonense, história, geografia e ciências.

17-06-16-Inauguração da Biblioteca na Esc. Aribaldino -Fotos Rodemarques abreu (2)Durante a solenidade, a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, afirmou que a inauguração de mais uma biblioteca escolar está aliada ao objetivo estratégico da Semed, que é “aluno alfabetizado”. Além de atender os alunos da unidade de ensino, o espaço poderá atender a comunidade do entorno da escola e as demais. “Sabemos que hoje estamos no momento da tecnologia digital, só que nada substitui a biblioteca que, na verdade, não funciona somente como espaço para ter acesso a livros, mas também como espaço para leitura, para produção do conhecimento”, explicou.

De acordo com a gestora da escola, Telma Malheiros de Mendonça, com o suporte literário disponível na biblioteca, a unidade ganha, ao mesmo tempo, um reforço para fortalecer e dinamizar as ações que a escola desenvolve em torno da prática e do fomento à leitura entre os alunos. “Com o espaço poderemos fortalecer o nosso fazer pedagógico, com atividades extracurriculares, momentos de leitura; aulas diferentes, lúdicas, um novo suporte para aos professores”, declarou.

17-06-16-Inauguração da Biblioteca na Esc. Aribaldino -Fotos Rodemarques abreu (10)Para a aluna do 4° ano, Emanuelly Uchôa, o espaço vai ser uma nova fonte de conhecimento e de estímulo a leitura. “Estou muito feliz, porque a partir de agora vou poder me dedicar mais a leitura e conhecer mais autores, inclusive o trabalho do professor João Bosco”, comentou.

Homenageado

O nome da biblioteca da escola é em homenagem ao professor da unidade, há 10 anos. Além de docente, o professor João Bosco Custódio de Souza é escritor amazonense e autor do livro “O Planeta Terra em alerta”, que aborda a preocupação com o meio ambiente. “Estou lisonjeado com esta homenagem. Amo escrever. E poder dar nome a um espaço onde crianças terão acesso à leitura, realmente é uma honra”.

Bibliotecas polos

Além das 225 bibliotecas escolares, a Semed possui 13 Bibliotecas Polos, que são centros referenciais dinâmicos e disponibilizam recursos informacionais para o crescimento sociocultural do aluno e da comunidade do entorno da escola. As unidades possuem acessibilidade e são equipadas com um acervo atualizado, computadores com acesso à internet, orientação à pesquisa, consulta aos jornais e revistas, além do serviço de empréstimo de livros para professores, alunos e comunidade. Cada unidade polo possui um acervo com cerca de cinco mil livros.

 

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Rodermarques Abreu

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054