19/09/19 | 17:04
No dia do teatro, alunos da Semed assistem espetáculo sobre preservação ambiental no Shopping Manauara

No dia nacional do teatro, celebrado neste 19/09, 2,4 mil estudantes da rede de ensino municipal de Manaus, de 25 escolas e de três Ocas do conhecimento ambiental, foram selecionados para assistir quatro apresentações do espetáculo ‘O Presente de Cecília’, no Teatro Manauara, localizado no Adrianópolis, na zona Sul de Manaus. O objetivo do evento, além de promover a cultura e o lazer, fundamentais para o desenvolvimento das crianças, desperta para uma conscientização ambiental e formação de agentes multiplicadores da mensagem.

O Grupo Marquise, em conjunto com a House Cultural, trouxe o espetáculo para Manaus, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania, que aborda questões de educação ecológica como temática principal para a construção da dramaturgia: uma reflexão do futuro sobre a importância do cuidado com o meio ambiente a partir de mudanças de atitude no presente.

Para a gerente de Atividades Complementares e Projetos Especiais da Semed, Dircelia Ortiz, o espetáculo é muito importante para os alunos porque trabalha  em espaço não formais a questão ambiental, algo que já está presente no currículo dos alunos da rede municipal.

“A Semed recebe esta peça que traz justamente a trajetória sobre a importância das crianças protegerem o meio ambiente. Além disso, este momento favorece a integração, o acesso das crianças a cultura. Hoje é um dia especial para os alunos que estão recebendo uma formação extracurricular sobre um assunto que já estudam em sala de aula”, comentou.

A peça, além de entreter os estudantes, também mostrou um conceito chamado de Ecocidadão, que tem como objetivo transmitir noções de educação ambiental de uma maneira leve e divertida. David Avelino, representante da Marquise Ambiental, explicou como funciona a mistura de educação e teatro.

“A peça faz parte de um projeto chamado Ecocidadão que visa despertar a consciência das nossas crianças para a importância da preservação do meio ambiente. Esta peça conta a história da Cecília, que não se preocupa com a preservação do meio ambiente e recebe a visita de um garoto do futuro que alerta sobre os perigos do comportamento dela”, pontuou.

Paulo Ricardo Rocha Farias, secretário Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), reforçou a ideia da importância do trabalho com as crianças. “É fundamental para que as crianças se sintam mais engajadas nos assuntos da cidade e na manutenção das condições de limpeza do ambiente de todos nós”, reforçou

Durante a peça, os atores interagiam com a plateia e em um momento específico, a aluno Sophia Graziela Lessa, da Escola Municipal Nilton Lins, foi escolhida para subir ao palco. Ela contou que aprendeu muitas coisas com o espetáculo. “Eu gostei da peça, a Cecília me ensinou várias coisas. O desafio dos 21 dias tem coisas como juntar o lixo, reciclar. Eu vou fazer diferente da Cecília, porque vou coletar o lixo, reciclar, não vou jogar lixo na rua”, afirmou.

O Teatro Manauara recebeu duas apresentações da peça nesta quinta e receberá mais duas nesta sexta-feira, 20/09, uma às 9h e outra às 14h.

 

Texto: Alexandre Abreu
Fotos: Eliton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054