10/12/15 | 15:31
Município e Estado abrem 170 mil vagas para alunos novatos

LS (5)A rede pública de ensino terá em 2016 o total de 170 mil novas vagas para alunos novatos. Destas, aproximadamente 104 mil são em Manaus, sendo 42 mil na rede municipal e 62 mil na rede estadual. Nesta quinta-feira, 10, foram apresentados os procedimentos para a matrícula no próximo ano letivo.
No total, a rede pública de ensino conta este ano com 238.767 vagas (para alunos antigos e novatos), o que significa um aumento de 4,4% em relação às vagas disponibilizadas no último ano.

Em coletiva à imprensa, nesta quinta-feira, 10, na sede do Governo do Estado, na Compensa, zona Oeste, os secretários Municipal de Educação, Kátia Schweickardt, e do Estado, Rossieli Soares, destacaram a necessidade de os estudantes, pais e responsáveis ficarem atentos aos prazos e conscientes de que não há necessidade de filas.

Das cerca de 42 mil vagas disponíveis na rede municipal de ensino, 26 mil serão para a Educação Infantil e quase 18 mil para o Ensino Fundamental. A partir do dia 17 de janeiro, os responsáveis pelos estudantes podem solicitar vaga pelo site www.matriculas.am.gov.br.

LS (1)Após preenchidas as informações online, no dia seguinte, os pais poderão ir a qualquer uma das 719 escolas públicas de Manaus (225 estaduais e 494 do municipais) que irão funcionar como posto de atendimento para receber documentos e confirmar as matrículas.

As matrículas também podem ser realizadas nos postos de atendimento a partir do dia 18 de janeiro. O procedimento pode ser feito em qualquer unidade de ensino e não obrigatoriamente no colégio onde a criança irá estudar.

Kátia lembrou que não é necessário que os pais façam filas na porta da escola, uma vez que o procedimento pode ser feito pela internet para otimizar o processo.

“Estamos orientando as pessoas a fazerem o procedimento via web. Mesmo as pessoas que não têm tablet ou computador, podem buscar uma lan house. Não precisa de fila”, destacou a secretária ao explicar que a inscrição pode ser feita em qualquer escola da rede municipal ou estadual, e não necessariamente na escola em que buscam a vaga.

LS (3)O secretário da Seduc, Rossieli Soares, lembrou que não é possível atender a demanda específica de todos os pais, mas que sempre será levado em conta a localização da residência da criança para a escolha da unidade ensino onde ela será matriculada.

“Talvez não tenhamos a capacidade de atender especificamente onde ele (responsável) quer. Alguns pais insistem em querer vaga em uma determinada escola, mas quando a escola lota, não tem como forçar. No entanto, há vaga em outra escola próxima”, observou.
Rematrícula
Alunos que estudaram na rede municipal de educação em 2015 e continuarão no próximo ano têm suas vagas garantidas. O período para confirmar a rematrícula começou no último dia 9 de dezembro e se estenderá até o próximo dia 29 de dezembro.

Já o reordenamento dos estudantes – quando o aluno passou para uma série onde o colégio que estudou em 2015 não atende – começará a partir de 4 de janeiro, seguindo até o dia 6 do mesmo mês.

No caso dos alunos que desejam sair da rede municipal, a transferência pode ser solicitada via internet e presencialmente a partir do dia 11 de janeiro.

Atendimento presencial
O atendimento presencial será realizado no período de 18 a 22 de janeiro em qualquer um dos locais disponibilizados como posto de atendimento, não necessitando ser na escola desejada.

Inicialmente, será realizado o atendimento às pessoas que requisitarem vagas para o Ensino Infantil (18 a 22 de janeiro); seguidas de vagas para de 1º ao 5º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA) (19 a 22 de janeiro) e 6º ao 9ª e EJA 2 (20 a 22 de janeiro).
As aulas do ano letivo de 2016 na rede pública de ensino terão início no dia 11 de fevereiro.

Texto: Thiago Botelho
Fotos: Lton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054