24/09/15 | 16:28
Municipíadas tem provas de atletismo e tênis de mesa na Vila Olímpica

IMG_0049A 18ª edição das Municipíadas retomou as competições nesta quinta-feira, 24, com as provas de atletismo e tênis de mesa, na Vila Olímpica de Manaus. Na pista principal do atletismo, cerca de 150 estudantes competiram nas finais dos 100, 200 e 400 metros, além do revezamento, salto em distância e arremesso de peso, nas categorias infantil (até 14 anos) e juvenil (até 17 anos).

Com apenas três dias de treinamento, a aluna Débora Celina Silva, de 14 anos, da Escola Municipal Dom Jackson Damasceno, localizada no bairro Val Paraíso, disputou a decisão do arremesso de peso e ficou com a segunda colocação ao lançar a bola de três quilos a uma distância de mais de dez metros. Ela chegou a ficar na primeira posição nas parciais, mas acabou ficando com o vice. Resultado que não tirou a alegria da atleta.

IMG_0016“Existe um projeto na escola que quer levar alunos para as olimpíadas. Aí eu fiz o teste para participar do arremesso de peso. Na verdade, eu fiz o teste de última hora, só treinei três dias com uma bola de arremesso, mas de dois quilos. O segundo lugar está ótimo. Eu pretendo continuar no esporte”, afirmou.

Tênis de mesa

Na quadra de alto rendimento de tênis de mesa da Vila Olímpica foi realizada a fase de mata-mata da modalidade nas Municipíadas, começando nas oitavas de final até a decisão. As seis mesas oficiais foram ocupadas paras as disputas do infantil e juvenil tanto masculino quanto feminino.

Final Tenis de mesa. Municipíadas. Fotos Cleomir (12)Os jogos tinham até cinco sets de 11 pontos. O mesatenista que fizesse três sets de diferença fechava o jogo. Com um saque “venenoso” e precisão nos cortes, Ivanclei Vieira, 14, foi a grande surpresa da competição. Ele vencia os adversários com facilidade. Na semifinal, por exemplo, bateu em menos de dez minutos o seu oponente, fechando o jogo em três sets a zero.

Mesmo com tanta desenvoltura no esporte, o garoto diz que também é apaixonado por futebol e que gosta de maneira igual das duas competições. Como o tênis de mesa é menos procurado que o futebol, ele quer focar o desenvolvimento com as raquetes. “Comecei a jogar na escola há pouco tempo. Gostei do esporte e meu pai me deu uma raquete de presente. Agora estou aqui ganhando”, disse.

A educadora física Aline Nascimento, que coordena os jogos de tênis de mesa das Municipíadas, lembrou que a competição atiça a euforia dos participantes, mas que o foco principal é usar o esporte como ferramenta para desenvolver o aluno.

Final Tenis de mesa. Municipíadas. Fotos Cleomir (17)“A competição tem o intuito da integração dos alunos. Então, trabalhamos vários valores de respeito, de excelência, de dedicação por meio do esporte. Tem a competição, mas não é o foco principal. O importante é a integração dos alunos”, explicou, destacando que todo o espaço físico para a competição foi cedida pela Vila Olímpica. “Toda a parte estrutural é da Vila Olímpica, agora os equipamentos dos atletas são cedidos pela secretaria. Alguns deles têm sua própria raquete”, completou.

Resultado do tênis de mesa

As competições de tênis de mesa, terminaram ainda pela manhã, por volta de 12h. Os primeiros lugares ficaram com os alunos das Escolas Roberto dos Santos Vieira, Raul de Queiroz de Veiga, João Queiroz e Eliana Lúcia, nas modalidades infantil e juvenil e categorias masculino e feminino, respectivamente. As disputas envolveram cerca de 50 alunos de 18 escolas de todas as Divisões Distritais Zonais (DDZ)da Semed.

Final Tenis de mesa. Municipíadas. Fotos Cleomir (10)Na modalidade infantil feminino a vencedora foi a aluna do 9º ano da Escola Roberto Vieira, Bianca Lobato. Segundo a aluna, o resultado foi acalçando graças ao seu esforço e pensamento positivo.

“Apesar de não ter tido tempo para treinar muito, vim muita determinada e focada para conquistar o 1º lugar e graças a Deus, a minha dedicação, esforço e o auxilio do meu professor (José Ribamar), conseguir alcançar meu objetivo. Estou me sentindo muito feliz e orgulhosa por ter atingido a meta que estipulei”, destacou a campeã.

Pela parte da tarde teve as provas de salto a distância, revezamento 4 x 75, as competições de 75 e 250 metros, arremesso de peso, somente nas modalidades infantil, nas categorias masculino e feminino.

Vencedores de tênis de mesa feminino e masculino

Tênis de mesa infantil feminino:

1. Bianca Silva – Escola Municipal (EM) Roberto Vieira
2. Ana Ferreira – EM Roberto Vieira
3. Lívia Medeiros – EM Raul Veiga

Juvenil Feminino

1. Neidiane Dias – EM Raul Veiga
2. Luana Pereira – EM Aristóteles Alencar
3. Jade Damasceno – EM José Garcia

Tênis de mesa juvenil masculino

1. Ivanclei Vieira – EM João Queiroz
2. João Macena – EM Roberto Vieira
3. Darlison Reni – EM Francisca Pereira

Infantil masculino

1. Diogo Oliveira- EM Eliana Lúcia
2. João Oliveira – EM Francisco Guedes
3. Fábio Araújo – EM João Paulo

Texto: Thiago Botelho e Emerson Felipe
Fotos: Lton Santos e Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054