05/06/18 | 14:40
Municipíadas têm jogos decisivos no futsal masculino e feminino  
Nesta terça-feira, 05/6, foram realizados os jogos válidos pelas quartas de final e semifinal, masculino e feminino de futsal, nas categorias mirim, infantil e juvenil, da 21ª edição das Municipíadas, que tem como tema deste ano “Copa do Mundo de Futebol da Rússia”. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
As partidas aconteceram na quadra da Vila Olímpica de Manaus, bairro Alvorada, na Escola Municipal Carlos Gomes, Compensa, e no Balneário do Sesc, Alvorada, zona Oeste da cidade. A competição conta com a participação de 96 escolas municipais, envolvendo 850 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
De acordo com coordenador de esportes e das Municipíadas, Ronnie Melo, os jogos fazem parte do desenvolvimento dos alunos em todas as modalidades e destacou o número de participantes nas disputas do futsal.
“O futsal reúne a maior concentração de alunos de esportes coletivo. São 96 escolas participando, sendo uma modalidade muito forte no Amazonas. Acredito muito no poder do esporte como educação, bom usar como estratégia de aprendizagem e envolver os alunos em um ambiente saudável”, definiu Ronnie.
O coordenador de futsal da Semed, Iranildo Alves, ressaltou a participação dos alunos e, principalmente, o grande ensinamento que a modalidade proporciona para todos. “A importância do futsal para essas crianças é que é um esporte coletivo, onde eles vão estar desenvolvendo a técnica individual, a tática e o coletivo do jogo, mas a solidariedade, respeito e cooperação”, frisou.
Jogos
A quadra da Escola Municipal Carlos Gomes, foi local de jogos decisivos. Com total de 24 unidades de ensino, as equipes lutaram por vagas para chegarem na fase final da modalidade. Com uma goleada de 5 a 0, a Escola Municipal Arthur Engrácio, no Nova Floresta, venceu a Escola Municipal Sonia Maria Barbosa e garantiu presença na final do infantil feminino, na próxima segunda-feira, 11/6, na Arena Amadeu Teixeira.
A professora de Educação Física, Jéssica de Souza Santiago, ficou feliz com resultado e a chance de levar a equipe para jogar na competição. “É bom trazer essas crianças pelo esforço e dedicação que têm pelo futsal. O que fica de aprendizado para os alunos é o trabalho em grupo e respeito ao time adversário”, disse.
Pela primeira vez participando das Municipíadas, a aluna do 8º ano, Ketlen Isabele Marques Fernandes, 13, da equipe infantil feminina da Escola Municipal Elvira Borges, no bairro da Compensa, disse que foi um prazer defender a escola nos jogos.
“É algo muito bom, porque nós aprendemos cada vez mais sobre o esporte, conseguimos evoluir não apenas no futsal, mas na parte física do nosso corpo. Aqui temos a chance de conhecer novas pessoas e saber que no esporte não temos inimigos, mas adversários”, definiu.
Texto: Paulo Rogério Veiga
Fotos: Lton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054