16/06/11 | 14:37
Municipíadas 2011

Com o tema “A Escola na Construção da Cultura da Paz” a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quinta-feira (16), às 10h, na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, a Abertura da 14ª Municipíadas 2011. A solenidade contou com a participação do Secretário Municipal de Educação, Mauro Lippi, Subsecretários Municipais, gerentes, chefes, diretores, professores e alunos das escolas participantes.

Na programação, os participantes assistiram a entrada do fogo simbólico, acendimento da pira olímpica, juramento da atleta, além da homenagem póstuma ao professor de Educação Física, Thomáz Antônio Santos de Miranda, pelo grande trabalho que prestou à Semed como coordenador das municipíadas no período de 1999 a 2009. A cerimônia contou, ainda, com o reconhecimento ao aluno Daniel Sena de Souza, por sua participação no XTERRA, onde conquistou medalha como aluno especial e a entrega simbólica do material esportivo ao Diretor Professor Cleber Oliveira da EMEF Profª. M. Isabel C. de Melgueiro.

Esse ano a Municipíada conta com a participação de 115 escolas municipais de todas as zonas geográficas da cidade, com um total de 5 mil alunos do ensino fundamental em 11 modalidades esportivas.

O Secretário Municipal de Educação, Mauro Lippi, destacou que a Municipíada é um grande evento no meio educacional e a temática de 2011 ressalta a importância de se trabalhar constantemente nas escolas o combate à violência por meio da ferramenta do esporte.

“É um momento de confraternização, estímulo ao esporte e do desenvolvimento da educação no município de Manaus. Esse ano inovamos com a natação e o atletismo voltado aos alunos com deficiência, onde trabalhamos a inclusão, que é um fator de extrema importância na educação. O maior índice de aproveitamento são os projetos voltados ao esporte, pois é um fator motivacional para o desenvolvimento das crianças e adolescentes”, ressaltou o Secretário.

Os jogos têm o objetivo de promover o desporto educacional apoiando as práticas desportivas não-formais, como instrumento educacional. As disputas serão realidades nas modalidades coletivas de futsal, voleibol, futebol, queimada e handebol, e também nas modalidades individuais como atletismo, jogos eletrônicos, judô, natação, tênis de mesa e xadrez.

De acordo com o Coordenador de Jogos Eletrônicos (uma das inovações da Municipíada), Sérgio Nogueira, a modalidade possui 42 competidores e divide-se em mirim, infantil e juvenil, sendo que as disputas acontecerão na próxima segunda-feira, (20).

“A disputa dos jogos eletrônicos representa uma das vivências dos alunos, pois eles acessam diariamente as mídias sociais (twitter, facebook, Orkut) e demais jogos educacionais nas escolas e nada mais desafiador que competir também nas municipíadas essa modalidade. O esporte não se resume ao físico, mas também no aspecto intelectual”, afirmou o professor.

No final da cerimônia, foi realizada a final do Futsal Mirim Masculino entre as escolas Maria Fernandes e Mauro Fancello saindo vencedora a EMEF Maria Fernandes (2×0). Pela tarde mais seis partidas nas categorias mirim e juvenil completaram a programação da abertura da 14ª Municipíadas 2011.

O aluno da EMEF Maria Fernandes, Wellington Gato, 9, destacou que o futsal é seu esporte preferido e para ele é um enorme prazer participar das competições.  “Eu gosto muito de participar dos jogos de futsal e ganhar a competição é melhor ainda”, afirmou o aluno.

A competição está dividida em três categorias: mirim (9 a 11), infantil (12 a 14) e juvenil (15 a 17), no período de 02 a 21 de junho de 2011.

Os jogos iniciaram no último dia 2 de junho, na fase classificatória. Na segunda fase participarão as sessenta escolas municipais que começaram nesta quinta-feira, 16, com jogos na Vila Olímpica de Manaus, Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, Centro de Esporte e Lazer (CEL) Ninimbergue Guerra e Santo Antonio e na Escola Municipal Villa Lobos.

A primeira edição dos jogos foi realizada em 1995 com o tema “Cultivando o Esporte”. Este ano será realizada a 14ª edição.