25/03/12 | 10:36
Mundo Digital

A Prefeitura de Manaus por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) entregou na última quinta-feira (22), dois novos espaços tecnológicos a serviço da comunidade escolar. Dessa vez as beneficiadas foram as escolas da rede municipal Marly Garganta (Terra Nova) e Vicente Mendonça (Grande Vitória).

A 42ª escola a receber o Telecentro foi a Escola Municipal Marly Garganta que atende aos alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental. Mais de 1000 alunos poderão acessar a internet dentro do ambiente escolar por meio do sistema wireless (internet sem fio).

“Com a implantação desse sistema não será mais necessário os filhos de vocês se deslocarem até as lan houses para fazerem trabalhos e pesquisas escolares. Mesmo porque agora eles terão toda orientação do professor e supervisão do gestor e, ainda, os pais poderão vir para esse espaço para aprender a usar o computador sem custo nenhum e também irão acompanhar de perto o aprendizado dos próprios filhos. O que queremos é a participação efetiva dos pais dentro do ambiente escolar”, afirmou Mauro Lippi.

Todos os núcleos estão sendo dotados destas ferramentas tecnológicas que ajudarão bastante na formação do educando. As salas do Telecentro recebem em média de 11 a 15 computadores e até o final do ano as 219 escolas receberão mais de 2400 computadores de última geração.

O técnico de hardware e redes da secretaria, Maxwell Marques, garante que nenhuma escola deixará de ser monitorada. “A Semed tem um sistema de monitoramento chamado NAGIOS que faz esse levantamento de informações das escolas e tudo isso acompanhado direto de um computador. Caso algumas destas escolas sofram algum tipo de pane nós imediatamente acionaremos nossa equipe de apoio da sede a se deslocar até a escola polo”, afirmou Marques.
Além de pesquisas escolares os alunos poderão navegar na internet, participar de jogos pedagógicos, usar e-mails e também entrar nas redes sociais como facebook, twitter entre outros. “Aqui eles vão conhecer na prática a usar o computador de verdade”, comentou a gestora Jotaci Benevides.

Em relação ao atendimento das atividades a gestora garante que só iniciarão as aulas a partir do mês de abril após fazer todo o cadastro de alunos e comunidade. Os horários funcionarão nos turnos matutino e vespertino com duração de 1 hora por turma.

Durante a solenidade a gestora Jotaci Benevides fez um discurso bastante emocionada acerca da implantação do Telecentro. “Estamos vivendo um momento histórico na educação de nossa cidade, porque agora as crianças, pais e professores ganham um espaço democrático que servirá muito na formação intelectual deles por meio da inclusão digital. Temos também que acompanhar a modernidade senão vamos ficar para trás e hoje é essencial ter o domínio desta ferramenta tecnológica que só veio para ajudar no processo de ensino e aprendizagem. As escolas do município, graças à Prefeitura de Manaus, não devem nada em relação às escolas particulares. Os mesmos recursos tecnológicos que elas dispõem, nós também temos aqui na rede municipal”, afirmou Benevides.

Um dia muito especial também para alunos e comunitários da Escola Municipal Vicente Mendonça, localizada na Comunidade do Grande Vitória, Zona Leste de Manaus. Cerca de 1500 alunos que vivem naquela comunidade e adjacências serão beneficiados com a implantação do Telecentro que terá a capacidade de atender um raio de 400 metros. Quem possuir um notebook ou um celular com recurso tecnológico bem moderno pode acessar de qualquer ponto da escola a internet totalmente de graça.

O aluno Josué Nascimento, do 8º ano A, diz que está satisfeito com o Telecentro. “Eu não conhecia bem o Telecentro, pensei que fosse somente mais um laboratório de informática aqui na escola. Depois que me falaram como funciona fiquei muito interessando em conhecer e aprender a navegar na internet. Gostei bastante e espero que todos preservem o espaço e aproveitem para aprender mais”, comenta.

“Estamos entregando com muito carinho mais um espaço digital às crianças deste bairro que necessitam desta ferramenta para aprender. A escola de vocês foi mais uma beneficiada com esse projeto inovador e ousado que entregamos, quase que diariamente, as seis zonas da capital. Só pra vocês saberem, a Semed têm 492 escolas, somos a terceira maior rede do País, e somente 219 receberão os Telecentros com toda estrutura tecnológica. Tivemos que optar e infelizmente muitas escolas ficaram de fora da seleção. Quando chegamos em 2009 encontramos muitas escolas bastante sucateadas e esquecidas pelos governantes que por aqui passaram, mas agora na atual administração aos poucos este quadro vem mudando. Enquanto eu estiver aqui levantarei a bandeira da educação e do magistério. Os professores são os principais responsáveis por essa transformação e devem ser respeitados, e eles sim são os verdadeiros guerreiros que labutam diariamente em querer oferecer uma educação de qualidade aos filhos de vocês. Tenho um grande respeito e apreço por todos esses profissionais que dignificam a sociedade”, afirma Mauro Lippi, Secretário Municipal de Educação.

A Escola Municipal Vicente Mendonça atenderá aos alunos no mesmo horário de suas atividades. Já a comunidade será atendida num horário especial que será divulgada nos próximos dias.