09/05/17 | 12:50
Mudanças na BNCC e novas legislações serão apresentadas aos secretários escolares durante Lesc

RRA_2706Com o tema “Secretaria Escolar: prioridade para uma gestão qualitativa”, iniciou nesta terça-feira, 9/5, o encontro sobre Legislação Educacional para Secretários Escolares (Lesc). A ação contará com a participação de, aproximadamente, 600 pessoas, entre secretários e administrativos das unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento ocorre no Auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira da Secretaria até esta quinta-feira, 11/5.

O objetivo da formação é orientar os servidores das secretarias escolares da rede pública municipal de ensino no fazer de suas atividades. Uma das principais temáticas abordadas com os servidores é a mudança na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além da atualização do sistema geral da Secretaria, atualização do Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas (Sigeam) nos sistemas educacionais, entre outros assuntos.

A secretária da Semed, Kátia Schweickardt, destacou que a realização de mais uma edição da Lesc é fundamental por ser um momento de formação e, principalmente, pela importância do trabalho realizado pelos servidores secretários e administrativos escolares nas unidades de ensino.

RRA_2697“Muita gente pode pensar que o setor de documentação escolar é alguma coisa menos importante na escola, mas nós sabemos que não é assim. Vocês são muito importantes para o nosso fazer educação pública básica de qualidade na cidade de Manaus”, disse.

A gerente da Auditora e Documentação Escolar (Gedai), Acecy Gomes Ferreira Valente, afirmou que a formação oferece aos administrativos e secretários escolares um embasamento melhor sobre o trabalho que deve ser realizado.

“Eles têm que ter o conhecimento sobre matrícula, no processo dos alunos, expedição de transferência, histórico escolar, tudo isso é para melhoria desse atendimento que acontece na secretaria da escola, por meio dos secretários escolares e seus administrativos”, comentou.

Reconhecimento

Na oportunidade, a Semed realizou a premiação de 11 unidades de ensino do município de Manaus, com uma placa de Honra ao Mérito, pelo trabalho RRA_2737realizado em relação à documentação escolar e ações pautadas na legislação educacional vigente do ano passado.

A Escola Municipal Ambientalista Chico Mendes, na AM 010, Km 19, Comunidade 23 de Setembro, zona Rodoviária, com 288 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, foi uma das unidades reconhecidas pelo trabalho realizado em 2016. Segundo a administrativa Diana Baima Lopes, é um momento especial, porque trabalhar na zona Rural tem uma diferença muito grande em relação à urbana.

“Receber a placa é muito gratificante, pois estamos representando outras escolas que têm suas dificuldades na zona Rural, que é uma zona que com suas especificidades, e esse reconhecimento demonstra que também temos um olhar especial com relação a isso pela Secretaria. Nós precisamos sempre ter cuidado com as famílias, alunos nesse quesito, pois muitos procuram a escola sem saber o que fazer. Fazemos até um trabalho de âmbito social para eles saberem como funciona a escola”, salientou.

O administrativo Carlos Alberto Aragão dos Santos, que trabalha há cinco anos no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Félix Valois, no bairro Nova Cidade, zona Norte, disse que é fundamental participar da Lesc para o trabalho na escola.

“Esse conhecimento ajuda bastante. Contribui muito para entender o processo de como atender todos os públicos, tanto interno, quanto externo, tirar as dúvidas de outras pessoas e conhecer a legislação que é importante”, finalizou.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Lton Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054