10/10/12 | 16:38
Movimento Outubro Rosa colore a Semed

Movimento de combate ao câncer de mama tem como uma das características colorir cartões postais das cidades de rosa para chamar a atenção das pessoas para a importância da prevenção da doença. Os funcionários da secretaria aderiram a causa e incorporaram o pink na roupa.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) amanheceu nesta quarta-feira (10) com um colorido diferente. Quem circulou pelas dependências do órgão se deparou com vários funcionários vestidos de rosa. A mobilização foi em prol do Movimento Outubro Rosa, organização que luta em combate ao câncer de mama.

No auditório, uma programação voltada para o tema reuniu os servidores. Um verdadeiro mar rosa compôs o cenário do local. Antes do início das atividades, foi feita uma oração em favor das vitimas da doença e familiares que perderam entes queridos por esse mal. Em seguida, foi mostrado um vídeo explicando como realizar o autoexame e a importância dele.

“Toque, sinta, observe, reaja, ajude, previna, cuide, proteja, viva”, foram os nove pontos abordados como primordiais no vídeo exibido.

Para fechar com chave de ouro, o Ginecologista Dr. Gerson Mourão ministrou a palestra ‘A importância da prevenção do câncer de mama’ onde os presentes puderam tirar dúvidas sobre o assunto.

Esse é o segundo ano que a Semed promove ações voltadas para o Movimento Outubro Rosa, e de acordo com a Gerente do Serviço Social, Ana Alice Gonçalves, a ideia surgiu pelo fato de a Secretaria ter em sua grande maioria servidores do sexo feminino.

“Temos quase 10 mil funcionárias e tivemos a preocupação de discutir essa patologia”, disse.

O Subsecretário disse que a ação tem um interesse duplo: abranger os funcionários e multiplicar a importância da prevenção nas escolas municipais.

“O nosso interesse é duplo. Primeiro com nossas servidoras e o segundo com que os professores possam passar as informações para os alunos e esses se tornarem multiplicadores dessas informações para os familiares e amigos”, explicou.

Atendimento gratuito

Como parte das ações do Movimento Outubro Rosa, a partir da próxima segunda-feira (15), uma carreta da mulher fará atendimentos gratuitos no estacionamento da Semed. Será necessário um pré-agendamento e tanto funcionários como familiares de funcionários poderão ser comtemplados.