24/09/12 | 16:09
Mostra Integrada dos Programas Mais Educação e Escola Aberta

Artesanato, dança, teatro, poesia, esporte foram algumas das exposições e apresentações da I Mostra Integrada dos Programas Mais Educação e Escola Aberta da Divisão Regional Educacional (DRE) II da Secretaria Municipal de Educação (Semed). As atividades aconteceram neste último sábado, (22), na quadra poliesportiva da Escola Municipal Eliana Lúcia, bairro da Compensa, Zona Oeste da cidade e envolveu o total de 41 escolas municipais da DRE II.

A programação contou com os standes das Escolas Municipais Madalena Corrêa, Lírio do Vale, Terezinha Moura Brasil e Francisca Gomes Mendes, com trabalhos como sandálias, fuxico, pintura em tecido, arte em jornal, vagonite, crochê, bijuterias, bonecas, pinturas e arte em EVA.

Os expositores puderam mostrar, também, os trabalhos que são desenvolvidos na comunidade escolar nos dois programas, tais como: taekwondo, dança árabe, grafite, hip-hop, fanfarra, axé e sertanejo, musical anos 60, boi bumbá, teatro – leitura, poesia, capoeira, entre outras atividades.

“O Programa Mais Educação atende em tempo integral onde o aluno tem a oportunidade de um avanço mais significativo. A prova disso foi o índice do IDEB com uma evolução muito grande, assim como da Escola Aberta que recebe as pessoas para oficinais de artesanato, cultura, esporte e lazer fazendo uma integração entre todos”, comentou a Chefe da Divisão, Elizabeth Cavalcante.

A coordenadora do Programa Escola Aberta, Maria Rosa, que realiza atividades na Escola Municipal Sebastião Norões, bairro Compensa II, Zona Oeste da cidade, coordena cinco oficinas destinadas aos alunos e à comunidade: tênis de mesa, futsal, artesanato, matemática e letramento, que envolve cerca de 80 pessoas.

“As pessoas têm assimilado muito bem, principalmente no letramento e matemática, onde os professores perceberam que os alunos da escola têm evoluído o desempenho escolar”, citou a coordenadora.

De acordo com o coordenador do Programa Mais Educação da Escola Municipal Santo Agostinho, Nilson da Silva Soares, localizado no bairro do mesmo nome, as atividades que vem sendo feito com os alunos tem alcançado os avanços que todos esperam.

“Nós tivemos um bom resultado no IDEB, subimos de 3.0 para 5,6, isso é prova  que nosso trabalho vem surtindo efeito com o reforço de letramento e matemática. Entendemos, também, que o Mais Educação tem a preocupação de melhorar o espaço para contribuir com a comunidade escolar”, completou o coordenador.

        

 

Escola Aberta

É um programa do Governo Federal que tem a finalidade de fomentar ações para promover a melhoria da qualidade da educação envolvendo a comunidade, ampliando o diálogo e a cooperação entre alunos, pais e equipes profissionais que atuam nas escolas. O programa incentiva a abertura, nos finais de semana, de unidades escolares públicas localizadas em territórios de vulnerabilidade social, com pouca oferta de espaços de lazer e cultura.

Mais Educação

O Programa integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral. Trata-se da construção de uma ação intersetorial entre as políticas públicas educacionais e sociais, contribuindo, desse modo, tanto para a diminuição das desigualdades educacionais, quanto para a valorização da diversidade cultural brasileira.