30/10/14 | 14:18
Mostra Cultural em escola incentiva a prática da leitura entre os alunos


O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Escritor José Bento Monteiro Lobato, localizado no Novo Israel, zona Norte, realizou nesta quinta-feira, 30, a IX Mostra Cultural com o tema “Contos da Floresta”. A programação teve a proposta de oferecer momentos de leitura e dramatização aos 250 alunos da unidade. Além dos estudantes, que puderam conferir, entre outras atividades, a história de “O Mágico de Oz”, pais também puderam prestigiar a encenação teatral.

A pedagoga do Cmei, Márcia Tundis, explicou que todos os alunos da unidade participam direta e indiretamente da mostra. “São alunos do 1º e 2º período, todos com idade entre 4 e 5 anos, que participam e gostam do momento. Tudo isso é possível por conta do esforço das professoras e do apoio dos pais, que sempre prestigiam e estimulam os filhos a participarem dessas atividades”.

O projeto também é desenvolvido dentro das salas de aula com momentos de leituras e contação de histórias. “Momentos como esses colaboram no desenvolvimento da criança desde os primeiros anos”, complementou Márcia.

Depois da atividade no pátio da escola, os pais visitaram as salas de aula e puderam prestigiam a exposição dos clássicos da literatura infantil. As histórias de João e Maria e  Chapeuzinho Vermelho também foram apresentadas em classe.

Para José Agildo da Silva, 38, pai do aluno Raian Bruno, do 2º período, o evento é importante e incentiva as crianças à leitura. “O bom é que ao chegarem em casa, as crianças continuam interessadas pelo assunto, pedem para ler. Sempre que posso eu venho assistir meu filho e fico muito feliz com o que vejo”.

A dona de casa Daiane dos Santos, 23, também compartilha da opinião de que a iniciativa colabora para o desenvolvimento pedagógico dos alunos. “Acho muito bom e importante desenvolver, de forma lúdica, outras habilidades em nossos filhos. Com essas atividades, eles acabam despertando o interesse pela língua portuguesa e até pela matemática. Muitos alunos não são ensinados sobre a literatura em casa e a escola tem feito muito bem o seu papel”.

 

 

Texto: Luana Carvalho
Fotos: Lton Santos/Semed

 

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054