26/06/15 | 17:28
Moradores do Nossa Senhora de Fátima ganham Centro Municipal de Educação Infantil

RA - 26-06-15 - Inauguração da Esc. Mul. bAna Maria Gonsalves -  (6)A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), inaugurou na manhã desta sexta-feira, 26, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ana Maria Gonçalves, localizado no bairro Nossa Senhora de Fátima, zona Norte. A unidade de ensino era um anseio da comunidade, que até então contava somente com uma escola neste segmento da educação.

O Cmei vai atender 240 alunos do 1º e 2º períodos da Educação Infantil. O prédio é dotado de cinco salas de aula climatizadas, uma sala do Programa de Ensino Sistematizado das Ciências (Pesc), depósito, banheiros adaptados para alunos com deficiência física e um campinho de futebol. Seis profissionais do magistério irão lecionar as aulas. Além deles, uma coordenadora pedagógica e cinco técnicos administrativos compõem a equipe docente.

Responsável por gerir a escola, a diretora Ana Paula Braga, diz que a sensação de ver a unidade de ensino pronta para funcionar é uma mistura de alegria e consciência do trabalho que vem pela frente. Ela lembra que os alunos estudarão em calendário especial.

Inauguração da Esc. Mul. bAna Maria Gonsalves - Fotos Rodemarques Abreu (14)“Hoje, o momento é de felicidade e alegria. Será muito trabalhoso. Vamos ter que entrar em calendário especial para cumprirmos os dias que ficaram pendentes e começaremos no dia 6 de julho. Isso quer dizer que vamos funcionar aos sábados até o final do ano. Mesmo assim, estamos prontos. Eu acredito muito na minha equipe e a expectativa é de fazer um excelente trabalho com essas crianças”, afirma.

A dona de casa Maria Aparecida Miranda, mãe de Pedro Victor, 5, que já está matriculado na escola, diz que a inauguração é motivo de alegria para comunidade. De acordo com ela, a espera valeu a pena, uma vez que o local ficou “de excelência”.

“Eu estou muito feliz, gostei muito da escola. Valeu a pena esperar. O Comei está muito bonito, de excelência. Está aprovado”, afirma.

Quem também comemorou foi o estudante Samuel da Costa, de 5 anos. Ele conta que antes precisava andar muito para chegar à escola. “Eu estudava no Calisto (Pereira, escola próxima à comunidade) e tinha que subir uma ladeira. Aqui é perto da minha casa”, destaca.

Pedido aos pais

RA - 26-06-15 - Inauguração da Esc. Mul. bAna Maria Gonsalves -  (4)Durante a solenidade de inauguração do Cmei Ana Maria Gonçalves, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Wilker Barreto, a secretária da Semed, Kátia Schweickardt, falou aos pais sobre a importância do acompanhamento dos estudos dos filhos. Para ela, inaugurar prédios como este e poder colocar as crianças na sala de aula, “não é só uma obrigação, na verdade é entender a nossa razão de existir”, frisa.

“Para isso funcionar com qualidade, precisamos de vocês, mães destas crianças. Vocês não podem delegar para nós a responsabilidade única da educação de seus filhos. Nós vamos fazer uma parte. A grande responsabilidade é de vocês. Eu sou mãe e me sinto responsável em participar, ativamente, da educação dos meus filhos. Nós queremos vocês na escola, não só para cobrar da gente, o que é muito importante também, mas precisamos que vocês sejam parceiros e se interessem pela educação dessas crianças”, explica a secretária.

Homenagem

O nome do Cmei é uma homenagem a Ana Maria Gonçalves, uma moradora ilustre da comunidade, que por muitos anos lutou pelo desenvolvimento do Nossa Senhora de Fátima 2, sobretudo militando junto à Igreja Católica em ações sociais. Era conhecida como uma mulher que dedicava todo o seu tempo em função do próximo.

 

Texto: Thiago Botelho

Fotos: Rodemarques Abreu

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054