25/02/14 | 14:23
Moradores da zona Leste criarão agenda ambiental com auxílio da Semed

A Oca do Conhecimento Ambiental, vinculada à Secretaria Municipal de Educação (Semed), foi palco da primeira reunião com moradores de comunidades da zona Leste, na manhã desta terça-feira, 25, para a construção da agenda ambiental da área. O encontro aconteceu na sede da unidade, no Grande Vitória.

Em uma proposta inovadora, moradores das comunidades Cidade do Leste, Grande Vitória, Novo Reino e Castanheiras, na zona Leste de Manaus, reuniram-se com órgãos municipais, empresas e escolas para construir a agenda, que norteará as ações de preservação ambiental das áreas verdes do bairro. Além da Semed, também participaram do encontro as secretarias municipais do Meio Ambiente (Semmas), de Saúde (Semsa) e de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp).

O evento foi divido em dois momentos. No primeiro, os participantes assistiram a uma palestra sobre o Plano Diretor da Cidade. Em seguida, foi realizada a oficina de debates, na qual foram levantadas questões ambientais e discussões sobre as possíveis soluções das problemáticas no bairro.

A ideia é realizar reuniões semanais até que todos os pontos ambientais do bairro sejam debatidos amplamente. “Vamos construir um documento onde todos os envolvidos – moradores, empresas, escolas e secretarias municipais – assumirão um termo de responsabilidade de preservação do meio ambiente aqui na zona Leste. Essa é uma ação inovadora que visa principalmente nortear a interação do homem com o meio ambiente”, disse a coordenadora da Oca do Conhecimento da zona Leste, Ângela Rotondano.

 

Texto: Thiago Botelho

Fotos: Rodemarques Abreu

Assessoria de Comunicação da Semed

Gisa Prazeres – 8842-1188 / 3632-2054