24/09/15 | 10:18
Monitores do Programa Esporte da Escola participam de formação

Monitores do Programa Esporte da Escola participam de formação. FOTOS ASSCerca de 80 monitores do Programa Esporte da Escola, desenvolvido pelo Ministério do Esporte e aplicado em 118 instituições de ensino da rede municipal, participaram nesta quarta-feira, 23, na Escola Municipal Waldir Garcia, localizada no bairro São Geraldo, zona Centro-Sul, de uma formação ministrada por profissionais de Educação Física da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A atividade tem o intuito de qualificar as práticas esportivas nas unidades de ensino e o projeto atende, atualmente, mais de 15 mil alunos da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Inserido também dentro do Programa Mais Educação (PME), nele os estudantes são inseridos em atividades educacionais, esportivas e culturais no contraturno das aulas curriculares.

Monitores do Programa Esporte da Escola participam de formação. FOTOS ASSO curso foi dividido em dois momentos e abordou a parte teórica e prática dos esportes. Dentro do conteúdo, foi ensinado como unir a atividade esportiva ao desenvolvimento educacional. As modalidades que compõem o projeto são: futebol, futsal, vôlei, basquete, atletismo, ginástica e handebol.

Os monitores receberam um kit com quatro livros onde há informações de como aplicar as aulas envolvendo os conteúdos e as práticas esportivas. De acordo com Leandro Rechenchosky, integrante da equipe pedagógica do Ministério do Esporte, o curso é uma ferramenta para que o monitor aprenda a atuar da melhor maneira, levando em consideração a especificidade de cada instituição de ensino.

“A escola que escolhe participar do Programa recebe todo o apoio do Ministério do Esporte em relação ao curso de extensão e materiais produzidos, que nesse caso são quatro livros. O objetivo é que o Esporte da Escola contribua para a formação integral dos alunos. Que ele saiba jogar bem e saiba pensar a respeito do que ele está executando” informou.

Monitores do Programa Esporte da Escola participam de formação. FOTOS ASSConforme Rechenchosky, os professores que participam têm modificado a forma de atuar com uma proposta que foi escrita por vários professores de universidades brasileiras com base em experiências práticas.

Monitora do Programa Mais Educação na Escola Municipal Francisca Mendes, na zona Leste da cidade, Necy Costa atualmente coordena atividades esportivas para mais de 400 alunos. Ela disse que as informações obtidas no curso serão levadas às aulas, tornando-as mais eficaz.

“Foi um momento importante para abrir a minha mente para a prática esportiva variada e me estimulou a colocar a criatividade dentro do processo para trabalhar outras modalidades. É um curso que se fosse pagar seria bem caro porque é bem amplo. Eu fiz um curso parecido há dois anos e foi muito bom para auxiliar minhas aulas”, declarou.

Auxílio pedagógico

Monitores do Programa Esporte da Escola participam de formação. FOTOS ASSNa avaliação da coordenadora do Programa Atleta na Escola, que também faz parte das ações do PME, Arlene Rosas, o aprimoramento das atividades do projeto Esporte da Escola vai auxiliar na melhoria de todo o processo de aprendizagem dos estudantes, inclusive, no combate à evasão escolar.

“Quem está participando são os monitores do Esporte da Escola e alguns professores de educação física que promovem atividades esportivas junto aos alunos. O Ministério do Esporte é responsável por proporcionar essa formação aos monitores. Após saírem daqui, eles (os monitores) vão multiplicar os conhecimentos adquiridos aos alunos lá na escola”, disse.

Arlene afimou, ainda, que há alunos que são tímidos, mas com a prática do esporte, conseguem desenvolver novas habilidades. “O esporte levanta a autoestima do aluno e ajuda na melhoria da aprendizagem no ensino regular. É uma ferramenta e tanto”, completou.

Texto: Thiago Botelho
Fotos: Lton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054