14/09/12 | 16:05
Mobilização “Minha Escola é Tudo de Bom”

Com o objetivo de mostrar os programas e projetos desenvolvidos dentro da comunidade escolar ao longo do ano letivo, a Escola Municipal Pintor Leonardo da Vinci, bairro Nova Esperança, Zona Oeste da cidade, promoveu nesta sexta-feira, 14, das 8h às 17h, um dia de atividades denominado “Minha Escola é Tudo de Bom”.

A abertura do evento ocorreu na quadra da escola com apresentações culturais e os parceiros que ajudam na realização de várias atividades durante o ano. As dependências da escola serviram como local de atendimento aos mais variados serviços como: emissão da 1ª via de CPF, aferição de pressão sanguínea, teste glicêmico, corte de cabelo, entre outros.

Dentre todas as atividades desenvolvidas na escola, o Projeto Afra foi um dos destaques e responsável por mobilizar uma parte da comunidade escolar. O projeto aborda sobre as árvores frutíferas da Região Amazônica visando desenvolver atividades de educação ambiental e a capacitação para novos multiplicadores ambientais.

“O evento é fruto da necessidade dos profissionais da educação e dos nossos parceiros de mostrar como funciona nossa escola. Essa ação mostra que é possível realizarmos um trabalho muito bom, apesar de todas as dificuldades, mas com esforço e dedicação. Realizar esse trabalho dentro da comunidade é gratificante para devolvermos nossos alunos à sociedade como pessoas do bem”, explicou a coordenadora do evento, Lídia Raquel.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS) é uma das parcerias da Escola Leonardo da Vinci que disponibilizou para o evento 300 mudas para distribuição ao público que prestigiou a programação ao longo do dia. O assessor técnico da Secretaria, diz que a Prefeitura de Manaus tem esse cuidado com toda rede municipal, além das estaduais e entidades privadas.

“Nós temos um número para atender a todas essas entidades. Hoje estamos aqui na escola para prestigiar e disponibilizar as mudas que são importantes, assim como acontece sempre quando somos solicitados”, frisou.

Os alunos do curso de medicina da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) percorrem a rede pública e particular com o Projeto MEDensina com palestras e orientações que abordam vários temas relacionados à saúde. O assunto abordado na escola foi “Alimentação saudável”.

“O foco do projeto é promover a saúde, pois certos conhecimentos relacionados a essa temática ainda são desconhecidos no meio escolar. Hoje (sexta) nosso tema serve de alerta para o hábito alimentar do cotidiano. Esses alunos e demais participantes podem passar as informações que recebem para que outras pessoas também tenham acesso”, comentou um dos universitários.