03/11/14 | 17:12
Miniolimpíada em creche municipal visa trabalhar o desenvolvimento motor das crianças

Cento e sessenta crianças, de 1 a 3 anos, da Creche Municipal Professora Eliana de Freitas Moraes participaram, nesta segunda-feira, 3, da 3ª edição das Miniolimpíadas. O evento foi realizado na quadra da Escola Municipal Teodoro Botinelly Assumpção, no Riacho Doce 3, zona Norte da cidade.

A atividade faz parte do projeto “Jogos motores infantis”, que visa trabalhar o desenvolvimento motor da criança de forma pedagógica e lúdica. Segundo a diretora da creche municipal, Lucileni Moraes de Lima, o projeto proporciona benefícios perceptíveis às crianças. “Como se pode observar há crianças de 1 ano com dificuldades de se movimentar e andar mas, assim mesmo, estão participando das atividades – importantes na questão da saúde. Todas as crianças têm esse momento de diversão para brincar, mas sempre com orientação dos professores da escola”, disse.

A idealizadora do projeto ‘Jogos Motores Infantis’, que deu origem a Miniolimpíadas, a professora de educação física Sally Ataíde Miguel destacou que a Educação Física está diretamente relacionada à criança por ter em comum o movimento como mediador do desenvolvimento sócio-psicomotor, principalmente nos primeiros anos de vida em que são desenvolvidas a personalidade, o caráter, a moral, o conhecimento do próprio corpo.

“Em nossa creche nós disponibilizamos para as crianças atividades de Educação Física, mas de forma lúdica. São jogos que podem desenvolver o lado motor da criança, de uma forma bem divertida. Cada turma tem aula duas vezes na semana, de 30 minutos”, explicou.

Presente em todas as atividades da creche municipal, Rosinaldo Bentes de Castro, 47, pai do aluno do maternal 1, Pedro Antônio Alves de Castro, 2, gostou muito de ver todas as crianças se divertindo com os diversos jogos.

“Eu acho muito importante a família estar envolvida nesse momento. Afinal, é uma forma de conhecermos os trabalhos da escola. Todas as atividades da creche, nós damos continuidade em casa”, comentou.

TEXTO: PAULO ROGÉRIO VEIGA

FOTOS: LTON SANTOS

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054