07/07/17 | 16:44
Merendeiras concluem curso de manipulação de alimentos

Nessa sexta-feira, 07/07, encerrou-se o curso para manipuladoras de alimento oferecido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi). Um total de 96 profissionais, de escolas de diversas zonas da cidade, participou das duas semanas de oficina.

Na aula de encerramento, o chef Fernando Souza Neto, fundador da Alquimia Arte Culinária, realizou uma aula prática e preparou a comida na qual as cursistas tinham mais dificuldade de trabalhar: picadinho de peixe.

Essa é a primeira vez que esse curso é oferecido para a Semed. Fernando, que faz parte do time de palestrantes da Espi há dois anos, explica como funciona e a importância do curso. “O curso é focado na parte de manipulação e segurança alimentar. Não serve só para o trabalho, serve para a vida. A responsabilidade delas é triplicada por trabalharem com crianças”.

Para o próximo ano, a intenção é ampliar o curso para que todas as escolas possam ter pelo menos uma pessoa habilitada. A responsável pelos cursos da Espi na Semed, Ray Câmara, falou sobre os planos para novos cursos voltados a funcionários das escolas. “Ano que vem, vamos capacitar todas as funcionárias. A demanda é muito grande dentro da Semed, há muita cobrança para participar. A ideia para o ano que vem é capacitar os auxiliares de serviços gerais e os agentes de portaria das escolas”.

Trabalhando desde 2011 na Semed, a merendeira Maria José, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ismail Aziz, contou que a semana de oficina foi importante para melhorias profissionais. “Aprendemos sobre higiene, novas técnicas de manipulação e cuidados com os alimentos. O professor é nota dez. Se tivesse um mês de curso, eu faria”, finalizou.

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Lton Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054