14/06/18 | 17:43
Mentora de Educação em Programa Internacional visita escolas de Educação Integral da Semed

Com músicas de boas-vindas os 188 alunos da Escola Municipal Sérgio Pessoa, localizada no bairro Presidente Vargas, zona Sul de Manaus, receberam, na tarde desta quinta-feira, 14/6, a visita da secretária municipal de educação, Kátia Schweickardt, e da mentora de Conhecimento Aplicado em Educação da Advance Program of Public Policy (APPI), Ana Luíza Colagrossi.

A visita tem como objetivo mostrar para o Programa Internacional como a Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem desenvolvido a nova metodologia de educação, adotada em 2016. Atualmente, oito unidades de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental aderiram à nova metodologia.

Para a secretária da Semed, dividir as experiências adquiridas com a Educação Integral é mostrar para o Brasil como Manaus vem trabalhando de forma séria, valorizada e compartilhada na educação. “É muito desafiador para escola aderir a essa metodologia, porque implica em uma mudança de mentalidade, de comportamento, além de ser muito desafiador. A escola que decide trabalhar a Educação Integral, muda completamente a forma de lecionar. Nessas escolas o aluno é o protagonista da sua história e com isso a responsabilidade aumenta, porque existe uma cobrança de tudo o que ele tem aprendido”, comentou Kátia.

Outra escola visitada foi a Escola Municipal Waldir Garcia, no bairro São Geraldo, primeira unidade da rede a aderir à metodologia. Nesta unidade estão matriculados 221 alunos, destes 30 são estrangeiros, sendo 16 haitianos, 12 venezuelanos e 2 canadenses.

Manaus foi uma das cinco capitais selecionadas pelo APPI para mostrar de que forma é trabalhada a educação.  Para Ana Luíza, foi uma grande surpresa conhecer de perto a metodologia desenvolvida em Manaus. “Mesmo já conhecendo os vários tipos de metodologias desenvolvidas nas grandes cidades do Brasil, eu fiquei muito impressionada como Manaus está desenvolvendo a educação nas escolas, é incrível o comprometimento dos professores e da equipe gestora. É de emocionar”, afirmou.

Aluno do 5° ano da Waldir Garcia, Sahel Sena, 10, recebeu as convidadas e apresentou a missão de educar da unidade de ensino. Ele falou também da satisfação e a diferença de estudar em uma escola de Educação Integral. “Quando eu comecei a estudar aqui achei muito diferente de todas as escolas. Nós estudamos de forma livre, não é só copiar as tarefas do livro ou da lousa. Nós trabalhamos a matemática de forma lúdica, ciências a gente utiliza a horta e fazemos também várias oficinas envolvendo todas as outras disciplinas”, explicou o aluno.

 

Texto: Érica Marinho

Fotos: Lton Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054