31/03/15 | 9:24
Membros do Proemem apresentam projeto de expansão e melhoria da rede

Membros do Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública Municipal de Manaus (Proemem) fizeram apresentação, na manhã desta segunda-feira, 30, à secretária Municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt, sobre o projeto que prevê a construção de 26 novas unidades educacionais, por meio de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Mostraram, ainda, que o projeto prevê também uma série de ações inovadoras para elevar a qualidade da educação.

Na ocasião, foram apresentados os quatro componentes do Proemem: expansão do número de escolas com a construção dos Centros Integrados Municipais de Educação (Cimes); melhoria na qualidade da educação; gestão educacional; e administração de projetos.

A secretária da Semed destacou a importância de conhecer a fundo o Proemem e o impacto positivo que o mesmo trará para a rede municipal de ensino, tanto do ponto de vista estrutural, com a construção de novas unidades escolares, quanto com a melhoria da qualidade da educação, com programas de reforço escolar atendendo mais de 10 mil alunos por meio de parceria com Instituto Ayrton Senna (IAS) e com formações para os educadores da rede.
O Promem é um projeto de expansão da rede municipal e da melhoria da qualidade do ensino que atuará como unidade gestora das verbas oriundas da parceria entre a Prefeitura de Manaus e o BID. As ações visam qualificar a educação municipal atuando, principalmente, na redução da distorção idade-série dos alunos e na construção de escolas a fim de erradicar os prédios alugados que abrigam atualmente unidades de ensino.

“Para cada ação, há metas distintas. Nós temos metas de construção de 13 Cimes para ampliar a oferta de vagas principalmente nas zonas Leste e Norte. Mas os grandes objetivos são reduzir os índices de distorção de idade-ano, atingir uma nota melhor no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), fazer o acompanhamento na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, e por fim, implementar o sistema de tutoria onde o professor, ao ingressar na rede pública municipal, terá acompanhamento pedagógico durante todo o período de estágio probatório”, explicou a presidente do Proemem, Vilma Pessoa.

Fotos: Lton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054