16/12/16 | 15:06
Matrículas de novos alunos poderão ser feitas por aplicativo de celular

_MG_1040As matrículas da rede pública municipal e estadual poderão ser realizadas por meio do aplicativo de celular ‘Matrículas Amazonas’. A ferramenta foi lançada, na manhã desta sexta-feira, 16, durante a apresentação do calendário de matrículas para o ano letivo de 2017 das secretarias de Estado da Educação (Seduc) e Municipal de Educação (Semed). O intuito é agilizar o processo de ingresso, rematrícula dos estudantes e evitar filas nas portas das unidades de ensino. As matrículas de novos alunos iniciam no dia 13 de janeiro.

O aplicativo ‘Matrículas Amazonas’ foi desenvolvido pela empresa de Processamento de Dados Amazonas S. A. (Prodam) e já está disponível na plataforma Android, e até o dia 26 de dezembro poderá ser baixado na plataforma IOS. A ideia nasceu após os técnicos da Prodam observarem que 70% das matrículas de 2016 foram realizadas por meio da internet e dessas, quase a metade por intermédio de dispositivos móveis.

De acordo com o diretor-presidente da Prodam, Márcio Silva de Lira, o aplicativo tem o foco de acabar com as filas, fazer com que as pessoas ganhem _MG_1041tempo e que o Governo e a Prefeitura economizem dinheiro. Lira destacou, ainda, que a nova ferramenta é simples, de usabilidade fácil e sugestiva. “Com esse lançamento a tendência é que mais da metade das matrículas sejam feitas pelo aplicativo, mais de 30% pelo computador e só uma pequena quantidade presencialmente”, disse.

Na avaliação do secretário da Seduc, Algemiro Lima, o aplicativo é mais uma ação na busca de acabar com a cultura das filas, combatida desde que as matrículas foram disponíveis por meio do site. “As pessoas terão na palma da mão a escola, modalidade de ensino, a série por bairro e por zona que desejam fazer a matricula. Isso vai facilitar demais a vida da população”, explicou.

Ampliação de novas vagas

16-12-16_Matr_culas 2017 - Foto Lton Santos Semed (4)A Secretaria Municipal de Educação (Semed) terá 494 unidades de ensino em funcionamento e oferecerá 46,8 mil novas vagas em 2017, sendo 22,8 mil para a Educação Infantil e 24 mil para o Ensino Fundamental. O número corresponde a um aumento de 8% em relação ao ano passado. Segundo o Subsecretário de Administração e Finanças, Luis Fabian Barbosa, o crescimento da rede foi possível, devido a uma reestruturação promovida pela Semed.

“Ao longo dos últimos quatro anos, foram construídas no município de Manaus 14 unidades escolares, o que nos possibilitou um número de vagas 8% superior ao oferecido no ano passado. Nós temos uma rede pronta para receber 247 mil alunos, portanto não há necessidade de tumulto na hora da busca por essas vagas. As ferramentas são várias: nós temos o site, o aplicativo e também mais de mil postos de matrículas, porque todas as escolas (municipais e estaduais) funcionarão como posto de matrícula”, afirmou.

As aulas do ano letivo de 2017 terão início no dia 3 de fevereiro para as escolas da rede pública municipal e 6 de fevereiro para escolas da Seduc.

 

Matrículas web

16-12-16_Matr_culas 2017 - Foto Lton Santos Semed (5)Por meio do endereço eletrônico www.matriculas.am.gov.br e pelo aplicativo ‘Matrículas Amazonas’, os pais ou responsáveis conseguirão fazer a reserva de vagas para novos estudantes sem enfrentar fila, a partir do dia 13 de janeiro. O atendimento presencial inicia no dia 16 de janeiro.

Para fazer a reserva de vaga online, basta preencher todas as informações do aluno e escolher a unidade de ensino. Após preenchidos os dados online, no dia seguinte, os pais poderão ir à unidade escolar em que fizeram a reserva de vaga, para entregar os documentos do aluno e confirmar a matrícula. O procedimento só é concluído após a entrega da documentação, que comprova os dados informados.

Os documentos necessário são: comprovante de escolaridade original – guia de transferência ou histórico escolar ou ainda declaração de transferência com validade de 30 dias; Certidão de nascimento (original e cópia); CPF e RG (original e cópia) do responsável pelo aluno menor, obrigatório para os alunos do Ensino Médio e para os alunos maiores de 18 anos de qualquer modalidade de ensino; comprovante de residência (cópia da fatura de água, energia elétrica ou de telefone do último mês que anteceder a matrícula); cartão de vacinação (cópia); duas fotos 3X4 recentes do aluno e documento de identificação com foto (original e cópia) do responsável pela matrícula.

 

Atendimento presencial

16-12-16_Matr_culas 2017 - Foto Lton Santos Semed (6)O atendimento presencial inicia no dia 13 de janeiro somente para novos alunos com deficiência que desejem estudar em uma das 494 escolas municipais da Semed. A matrícula só será realizada mediante a apresentação de laudo médico, que comprove a deficiência. O período para os demais alunos será de 16 a 20 de janeiro em qualquer uma das 722 escolas estaduais e municipais de Manaus.

Inicialmente, será realizado o atendimento às pessoas que requisitarem vagas para o Ensino Infantil (16 a 20 de janeiro); seguidas de vagas para de 1º ao 5º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA) (17 a 20 de janeiro); 6º ao 9ª e EJA 2 (18 a 20 de janeiro) e Ensino Médio (19 a 20 de janeiro).
Texto: Gisa Prazeres / Thiago Botelho

Fotos: Lton Santos / Semed