15/01/19 | 9:00
Matrículas da rede pública de ensino para alunos novos começam nesta quarta-feira

A partir das 00h01 desta quarta-feira, 16/1, até domingo, 20/1, estará aberto o período de matrícula para alunos novos da rede pública de ensino. As reservas de vaga poderão ser feitas on-line, pelo site www.matricula.am.gov.br, ou presencialmente nas mais de mil unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (Seduc), até o dia 18/1.

O período de matrículas para novos alunos é destinado aos estudantes que nunca estudaram, desistiram no ano letivo anterior, vieram de outros estados ou da rede particular de ensino. Em 2019, a Semed disponibilizará aproximadamente 40 mil novas vagas para a Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais e Educação de Jovens e Adultos.

Para tornar a matrícula mais rápida, os interessados já podem fazer o cadastro do novo aluno no site, informando os dados pessoais do estudante e responsável, ação que não garante a reserva de vaga, mas facilita o processo no dia da matrícula. É importante que os dados sejam informados corretamente, para que não ocorram conflitos de informações que impossibilitem ou dificultem o trâmite.

A gerente de matrículas da Semed, Darlene Liberato, alerta que o cadastro e a reserva de vagas podem ser feitos pelo site, mas que a confirmação da matrícula é realizada mediante comparecimento à unidade de ensino escolhida.

“Só pra reforçar aos pais que, depois de realizada a reserva de vagas, a criança só é considerada aluna quando a documentação é entregue na escola escolhida, procedimento feito presencialmente. Também queremos lembrar que a reserva de vaga tem validade de três dias úteis, passado esse prazo a reserva é cancelada e a vaga volta ao sistema”.

Documentos necessários

Para a confirmação da matrícula é necessário apresentar os seguintes documentos: comprovante de escolaridade original, guia de transferência, histórico escolar ou declaração de transferência com validade de 30 dias; certidão de nascimento (original e cópia); CPF e RG (original e cópia) do responsável pelo aluno menor de idade.

Para os alunos maiores de 18 anos, de qualquer modalidade de ensino, será obrigatória a apresentação de comprovante de residência (cópia do último mês que anteceder a matrícula); cartão de vacinação (cópia); duas fotos 3X4 recentes do aluno e documento de identificação com foto (original e cópia) do responsável pela matrícula.

 

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Cleomir Santos / Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054