20/06/18 | 13:24
Material pedagógico e didático da Semed será unificado a partir de 2019

Em reunião, na manhã desta quarta-feira, 20/6, a Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe), da Secretaria municipal de educação (Semed), homologou a atualização da adesão do Programa Nacional do Livro e do Material Didático e definiu novas regras para aquisição do material que será utilizado em 2019 na rede municipal de ensino.

Será feita a disponibilização e avaliação das obras didáticas, pedagógicas e literárias para os alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental. Para o próximo ano, o material será único para toda a rede pública municipal de ensino de Manaus.

Participaram da reunião a subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Trajano, além de técnicos da Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage), Departamento de Gestão Escolar (Dege), Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe) e gerentes e coordenadores das Divisões Distritais Zonais (DDZs).

Para a subsecretária Euzeni Trajano, a nova sistemática será vantajosa para o trabalho da rede municipal e tornará o processo mais prático.

“Por conta do processo democrático de escolha dos livros didáticos, as escolas se diferenciavam umas das outras, tornando dificultosa a reentrada de alunos em outras unidades, por conta do material diferente. O acordado com os coordenadores dos distritos foi a unificação dos materiais por ano de ensino, uma única coleção didática para estudo, facilitando o estudo do aluno”, disse.

A coordenadora municipal do PNDL, Loana Portela, também falou sobre as vantagens da nova forma de aquisição dos livros. “Quando a escola aumentava o quantitativo de alunos, algumas unidades de ensino não conseguiam suprir a necessidade de materiais escolares. Com a união dos materiais, tanto o professor quanto o aluno, não serão prejudicados em caso de mudanças”.

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático prevê a avaliação e distribuição de obras literárias para os estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental (1º ao 9º ano). O atual formato do PNLD possibilita, ainda, a compra de softwares e jogos educacionais, materiais de reforço e correção de fluxo, materiais de formação e destinados à gestão escolar, entre outros itens de apoio à prática educativa.

 

Texto: Patryck Vieira

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054