12/04/12 | 21:02
Material didático de qualidade nas escolas municipais

Semed começou a entregar nesta semana os kits do Sistema de Ensino Aprende Brasil, da Editora positivo. A nova ferramenta pedagógica vai oportunizar qualidade de ensino aos alunos.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) começou a entregar nesta semana, os kits da mais nova aquisição da Prefeitura de Manaus para as escolas do município: o Sistema de Ensino Aprende Brasil, da Editora Positivo. A nova ferramenta pedagógica, que é utilizada em muitas escolas particulares da capital, será implantada em 12 escolas municipais e vai comtemplar mais de 10 mil alunos.  Na manhã desta quarta-feira, (12), duas escolas da zona norte receberam os kits, a João Alberto Braga, no Vale do Sinai e a Professora Elizabeth Beltrão, no bairro de Santa Etelvina.

O Sistema Aprende Brasil é composto por quatro itens. Os livros didáticos; o portal @prende Brasil, onde são encontrados links que complementam as explicações do livro; assessoria pedagógica para os professores e o Simeb, que é um sistema de informação onde se traça o perfil da qualidade de ensino dos sistemas educacionais, apontando as suas potencialidades e fragilidades.

“Esse é um material de escola particular. O Dr. Mauro (Secretário da Semed) procurou o Prefeito e expôs a necessidade deste investimento, e ele abraçou a causa na hora. É um investimento alto, mas necessário para qualificar o processo de ensino e aprendizagem. Isso é compromisso com a educação”, afirmou a Diretora do Departamento de Gestão Educacional, Wissilene Brandão.

Outra novidade é que, ao contrário dos livros disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC), este o aluno não precisa devolver no final do ano.

“Nesse livro os alunos poderão fazer anotações e exercício sem se preocupar em devolvê-los”, completou Brandão.

Entrega

A primeira escola a receber o kit do Sistema Aprende Brasil foi a João Alberto Braga, no Vale do Sinai.  Pais e alunos participaram de uma breve explicação sobre o funcionamento do sistema e em seguida receberam os livros.

A publicitária Fabiana Martins, mãe da aluna Aisha, do 3º ano, achou interessante a interação entre educação e tecnologia que o sistema oferece.

“Acho interessante essa interação porque a criança fica envolvida e atrai a atenção deles. Vão aprender brincando”, disse.

A Professora do 4º ano da escola Elizabeth Beltrão, Letícia Melo, comemorou a aquisição do Sistema Aprende Brasil. Ele conta que trabalhou com a ferramenta durante cinco anos em uma escola particular.

“Estou muito esperançosa com a chegada desse material aqui na escola. Além dele incentivar a ler, incentiva também a raciocinar. O link com o portal é muito importante. Já fiz aulas com vídeos que mostram o sistema respiratório. É muito legal”, lembrou.