06/06/17 | 17:09
Aproximadamente 50 mil alunos da rede municipal participam da 1ª fase da Obmep

Aproximadamente 50 mil alunos da rede municipal de ensino de Manaus participaram, nesta terça-feira, 6/6, da 1ª fase da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2017), que envolveu mais de 18 milhões alunos de escolas públicas e, este ano, de instituições privadas, em todo o Brasil.

A Divulgação dos classificados e dos locais de realização das provas para a 2ª Fase acontecerá no dia 11 de agosto e a prova realizada no dia 16 de setembro. O resultado final sairá no mês de novembro.

A Obmep é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e tem o objetivo estimular o estudo da matemática em todo o Brasil, verificar o nível de proficiência da disciplina a nível estadual, promovendo a difusão da cultura matemática, além de identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas.

As provas foram realizadas nos turnos matutinos e vespertinos, em 145 escolas municipais de Manaus. O coordenador da Obmep na Secretaria Municipal de Educação (Semed), Francinaldo Mendes Nogueira, ressaltou o trabalho de mobilização da secretaria para a participação dos estudantes na Olimpíada.

“Este número expressivo de inscritos na Obmep é fruto da articulação que a secretaria está realizando deste o ano inicio do ano junto as DDZs, aliado um trabalho em conjunto de  mobilização com professores e alunos de escolas da rede”, explicou.

A prova foi composta por questões objetivas de múltipla escolha e foi divida em dois níveis. No nível 1, estão incluídos alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental e no nível 2 estão alunos do 8º ao 9º ano. A prova do nível 1 é composta por 19 questões a de nível 2 por 20.

Escola Padre Puga

Na Escola Municipal Padre Sebastião Luiz dos Santos Puga, localizada no bairro Japiim, Zona Sul da cidade, a avaliação foi realiza no período vespertino com 388 alunos, em 12 salas de aula.

O professor de matemática Jorge Luiz Soares, responsável pela aplicação das provas, destacou que os alunos foram preparados desde o inicio do ano com atividades diferenciadas para participar das atividades.

“Fizemos uma série de atividades para preparar os alunos. Simulados, a aplicação da Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE) e uso de plataformas digitais, como a Khan Academy, que trabalha a matemática de uma forma diferenciada. Ou seja, foi usado uma série de recursos para os alunos melhorarem o raciocínio lógico e nível de conhecimento até a prova”, descreveu.

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Lton Santos / Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054